Inspirado por uma receita premiada, um queijo de 45 kg está sendo produzido em Belmiro Braga, na Zona da Mata mineira, e será maturado por um ano. Esta iguaria, chamada ‘Belmirão’, é uma homenagem à ‘Festa do Queijo’, o primeiro evento de laticínios realizado no município. A produção, realizada na queijaria La Porta, utilizou 500 kg de leite e contou com a doação de uma forma especial para a confecção do queijo.
A mestre queijeira Gabriela La Porta explicou que o ‘Belmirão’ se inspira no queijo Ilha Segura, que já recebeu dois prêmios neste ano, e segue a mesma ideia de longa maturação usada em queijos italianos. A expectativa é que o queijo esteja pronto para o próximo festival da cidade, oferecendo ao público uma experiência única.
O queijo foi feito com leite da Fazenda Paraizo Santa Helena, onde a queijaria La Porta está localizada. Com um rebanho de 104 vacas, das quais 44 estão em lactação, a fazenda fornece leite para uma variedade de queijos artesanais. A queijaria, inaugurada em 2023, já conquistou medalhas no Mundial de Queijo do Brasil e no Campeonato de Queijo de Araxá.
Fonte e fotos: Rede Sociais