A partir de 5 de agosto de 2024, as prestadoras de serviços de telecomunicações que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações 5G em mais 506 municípios. A decisão foi tomada na Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), realizada em 30 de julho.
Entre os municípios que poderão solicitar a ativação estão Espera Feliz, Carangola, Caparaó, Alto Caparaó, Manhumirim e Alto Jequitibá. Com esta deliberação, a faixa de 3,5 GHz estará disponível para 4.808 municípios, abrangendo aproximadamente 197 milhões de brasileiros, o que representa mais de 92% da população do país.
Embora a faixa de 3,5 GHz esteja liberada, a instalação de redes 5G dependerá do planejamento individual de cada prestadora. Para facilitar o acompanhamento, o Gaispi disponibiliza um painel de dados que mostra os municípios com a faixa já liberada e o planejamento para futuras liberações.
Fonte e fotos: Anatel.