O Governo de Minas Gerais tem feito progressos significativos no Programa Água Doce (PAD), que visa assegurar o acesso contínuo à água potável e tratada para comunidades rurais no semiárido mineiro. Até o final do primeiro semestre de 2024, o PAD concluiu 58 dos 69 sistemas de dessalinização previstos, o que representa 84% das obras planejadas. Desses sistemas, 44 estão em pleno funcionamento, beneficiando diretamente 17 mil moradores e distribuindo mais de 2,6 milhões de litros de água.
O programa, desenvolvido em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, recebeu um investimento total de R$ 25 milhões, dos quais R$ 10 milhões são do Governo de Minas. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) coordena as ações, que incluem a perfuração de poços, instalação de reservatórios de água de chuva e a implantação de sistemas de dessalinização.
O PAD visa beneficiar mais de 28 mil pessoas em 26 municípios do semiárido mineiro, como Porteirinha, Riacho dos Machados e Manga. A previsão é que todas as obras estejam concluídas até o final de 2024. Kleynner Lopes, superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial da Semad, destaca a importância do programa para melhorar a qualidade de vida nas localidades que enfrentam baixa disponibilidade hídrica e falta de infraestrutura para tratamento e distribuição de água.
Fonte e fotos: Rede.