No dia 28 de julho, a Associação dos Atletas de Tiradentes – ASSAT (Equipe Tirarunners), realizou com grande sucesso o 9º Cross Country. O evento, que se consolidou como um dos mais esperados do calendário esportivo da região, contou com a participação de 400 atletas de mais de 40 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal e Pernambuco. A competição incluiu as categorias de corrida, caminhada e corrida infantil.
Com o objetivo de promover a prática de atividades físicas como forma de preservar a saúde e o bem-estar, o Cross Country Tiradentes teve diferentes percursos: aproximadamente 10 km para a corrida, 8 km para a caminhada, e distâncias entre 50 a 500 metros para a corrida infantil, ajustadas conforme a faixa etária dos pequenos corredores.
O evento teve seu ponto de partida no Alto de São Francisco, situado na Rua São Francisco de Paula. Os corredores tiveram a oportunidade de explorar uma parte encantadora da cidade, percorrendo trilhas em meio à natureza ao pé da Serra de São José. Esta experiência não só incentivou a prática esportiva, mas também ofereceu um contato revelador com a beleza natural da região.
A cada edição, o Cross Country é tematicamente inspirado em um elemento da serra. Em 2024, o tema escolhido foi o Clatro Vermelho, um cogumelo raro também conhecido como gaiola de bruxa. Este tema não apenas enriqueceu a experiência do evento, mas também reforçou a conscientização sobre a preservação ambiental, incentivando os participantes a respeitarem a natureza e a não deixarem resíduos nas trilhas.
De acordo com o presidente da Equipe Tirarruners, Fernando Paiva, o número expressivo de atletas inscritos surpreendeu e correspondeu às expectativas da organização do Cross Country, que era voltar a reunir 400 participantes para o evento, que é feito por corredores para corredores.
“Após esgotarem todas as vagas, ainda tinha muita gente procurando inscrições e infelizmente não tínhamos como atender mais, devido a toda logística da prova que já estava programada para receber 400 atletas”, conta Fernando.
A organização do Cross Country Tiradentes, ainda conforme Fernando, é um evento que demanda um grande trabalho. “A gente se preocupa com cada detalhe para que corra tudo da melhor forma possível. Nós corremos também e sabemos o que o corredor gosta, então fazemos de tudo para que seja um evento de grande nível, com camisas, medalhas, troféus, tudo de primeira linha”, afirma.
Atualmente, o Cross Country de Tiradentes é um dos maiores eventos de corrida da região e já faz parte do calendário de eventos da cidade, movimentando a economia local, atraindo centenas de turistas de diversas localidades.
Com as informações Associação dos Atletas de Tiradentes – ASSAT
Fotos: Fábio Aquino e Leonardo Júnior