A duplicação da BR-040, conduzida pela concessionária EPR Via Mineira, terá início em 2026 e começará pelo trecho crítico entre Ouro Preto e Congonhas, conforme anunciado durante um evento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Belo Horizonte. A concessionária assumirá a gestão de 232 km da rodovia entre Belo Horizonte e Juiz de Fora a partir de 6 de agosto, com um contrato de 30 anos.
Antes da duplicação, a EPR Via Mineira se concentrará em obras de requalificação para melhorar a segurança da rodovia, incluindo a recomposição do pavimento, a melhoria da sinalização e a drenagem. As primeiras intervenções serão realizadas entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, onde os índices de acidentes são elevados. O primeiro grande pacote de obras, previsto para o terceiro ano de concessão, incluirá a duplicação de 9,74 km e a construção de vias marginais e ciclovias.
O contrato, que prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões ao longo de 30 anos, terá um aumento significativo na tarifa de pedágio, que passará a R$ 12,70 a partir de 6 de agosto. A EPR Via Mineira venceu o leilão do trecho BH/Juiz de Fora em abril de 2023 e propôs uma tarifa 11,21% abaixo do valor de referência do edital. A concessão anterior, pela Via 040, não cumpriu a promessa de duplicação total, entregando apenas 78 km dos 557,2 km prometidos.
Fonte e fotos: Rede Sociais