Foi realizada na tarde dessa última sexta-feira, 26 de juho, pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da Escola de Formação e aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), a cerimônia, na qual a turma do Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública (CASP II 2024) plantou nos fundos da pista de atletismo, nas dependências da Academia de Polícia Militar (APM), uma muda de árvore da espécie Sucupira (bowdichia virgilioides).
A ação foi uma homenagem e em memória ao 3º SGT PM Vinícius de Assis Botelho, que era do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente. Como marco dessa ação, também foi inaugurada no local uma placa com o nome da turma, para conhecimento de outras gerações,
O sargento Botelho ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais em 11 de fevereiro de 2008, como soldado. Em 9 de fevereiro de 2024, foi promovido à graduação de 3º sargento, e, em julho de 2024, durante uma ação policial de fiscalização ambiental na represa do Funil, no sul de Minas, entregou sua vida em defesa ao meio ambiente.
Segundo o tenente-coronel José Onézio da Costa Junior, comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), durante a carreira profissional existem muitos exemplos do quanto pequenas ações fazem uma grande diferença.
“É com satisfação que hoje nos reunimos para um ato simbólico de extrema relevância tanto para o Meio Ambiente, quanto para a conscientização das pessoas sobre a importância das boas práticas. Pelo que hoje unimos nossos esforços na intenção do plantio desta árvore, visando inspirar nossos colegas, motivar os novos alunos e principalmente contribuir para um mundo melhor”, frisou o comandante.
Fonte e imagem: Polícia Militar de Minas Gerais