As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Em Minas Gerais, a hepatite A, que atinge principalmente crianças, é a mais comum. Contudo, as hepatites B e C causam maior preocupação, pois podem evoluir para cirrose e até câncer no fígado.
A hepatite A tem grande relação com alimentos ou água contaminados e baixa higiene pessoal. A vacina é segura e eficaz, e é a principal medida de prevenção. Já a hepatite B se dá por meio de sangue contaminado, ao compartilhar matérias de uso pessoa ou através de relações sexuais desprotegidas. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as idades, bem como o teste rápido.
Para a hepatite C, não existe vacina, mas o teste rápido e o tratamento estão disponíveis no SUS. Para evitar a infecção é importante não compartilhar qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue.
As hepatites virais, na maioria dos casos, não apresentam sintomas. Quando aparecem, esses se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em casos de suspeita, procure uma unidade de saúde e realize o teste rápido.
Fonte e foto: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais