Dezenas de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de representantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da Defensoria Pública de Minas Gerais, políticos, dirigentes empresariais, representantes da sociedade civil, servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras, familiares dos empossados e demais convidados e convidadas, prestigiaram a posse da Direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2024-2026.
Durante a solenidade, realizada nessa segunda-feira (1º) no Palácio das Artes, Centro-Sul de Belo Horizonte, o novo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, disse que o norte da gestão será “dar continuidade aos inúmeros projetos de modernização já em andamento e adotar medidas que proporcionem aos magistrados e às magistradas, bem como aos servidores e às servidoras, condições de trabalho adequadas para que alcancemos o ideal de excelência na prestação jurisdicional”.
Leia, abaixo, depoimentos de algumas autoridades que estiveram presentes na solenidade:
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema
“No ano em que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) celebra 150 anos, desejo todo o sucesso para a nova gestão de um dos mais importantes órgãos do Judiciário de Minas Gerais. Só tenho a agradecer ao desembargador José Arthur Filho por cumprir de maneira exímia o seu papel à frente do Tribunal, a partir de um senso de justiça assertivo e de uma postura ilibada. Que a nova presidência do TJMG, conduzida pelo desembargador Luiz Carlos Corrêa no próximo biênio, seja guiada pelos princípios éticos e transparentes que fazem da Justiça mineira uma das mais reconhecidas e idôneas do país, dando seguimento ao excelente trabalho já executado pelo Tribunal e à prioridade de atender cada vez melhor a população mineira.”
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia
“No poder judiciário as pessoas se alternam nos cargos para se garantir um princípio Republicano. O trabalho do judiciário é permanente e contínuo, independente de quem está na Presidência de um Tribunal. É bom saber que alguém sai do cargo, após uma grande contribuição, mas continua atuando na instituição, como é o caso do desembargador José Arthur Filho. E bom saber também que em seu lugar entra outra pessoa, o desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, com uma nova mentalidade e com novas ideias a serem aplicadas no Tribunal de Justiça de Minas, que recentemente completou 150 anos de instalação”.
Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior
“Celeiro de juristas renomados, a Corte mineira reflete a cultura do exercício digno e ponderado dos poderes outorgados ao juiz para assegurar os nossos direitos e garantias fundamentais. Hoje, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais é moderno, é digital, é acessível e mais próximo do cidadão. Portanto, parabenizo a atual gestão, conduzida pelo competente e ilustre desembargador José Arthur Filho que, de admirável estirpe, conduz o nosso sodalício com extrema correição, postura e competência, trazendo a velha corte ao mundo moderno. O Ministério Público saúda a nova gestão, que será conduzida pelo eminente desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior que, sabemos, será um grande líder da magistratura mineira, um pacificador na essência, característica importante em momentos de extremos conflitos.”
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia
“Acompanhei com muita atenção a trajetória do dileto presidente, desembargador José Arthur Filho, à frente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Durante o seu mandato, o presidente José Arthur empreendeu, como lhe é característico, uma administração dinâmica e extremamente exitosa. Gostaria de cumprimentá-lo pelos seus esforços, pois fui testemunha de todo o seu empenho durante o biênio na condução do Poder Judiciário mineiro. Aproveito o ensejo para também estender os meus cumprimentos ao novo presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, e desejar-lhe os votos de muito sucesso dando continuidade ao brilhante trabalho da atual gestão. Estou certo de que, da mesma forma, realizará uma presidência muito afortunada na Corte de Justiça do nosso querido Estado de Minas Gerais.”
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Ramom Tácio de Oliveira
“Parabenizo o desembargador José Arthur pela gestão que ora se encerra à frente do TJMG. Presidente sempre atento àquilo que se exige de um administrador público: devoção à causa pública. O desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior possui autoestrada que o credenciou para a função de presidente do TJMG, biênio 2024/2026. Tenho certeza que não medirá esforços para que tenhamos uma Justiça mais refinada!”
Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos
“A gestão dos integrantes da Direção do TJMG no biênio 2022-2024 enfrentou os desafios que se impuseram e foi marcada por compromisso com a eficiência da Justiça, promovendo avanços no Judiciário mineiro, em suas diversas áreas. Agora, com a chegada do desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior à Presidência, juntamente com os demais magistrados que compõem a Direção para o biênio 2024-2026, renovamos nossa confiança em uma gestão dedicada e inovadora. Temos a certeza de que eles trarão novas perspectivas e fortalecerão ainda mais os valores que norteiam nossa instituição, garantindo um Judiciário cada vez mais ágil, transparente e acessível para a sociedade.”
Fonte: TJMG
Foto: Riva Moreira / TJMG