O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), representado pela comandante-geral coronel Jordana de Olveira Filgueiras Daldegan, participou, na manhã desta quarta-feira (26), da entrega do Troféu Guardião Mineiro no prédio Tiradentes, em Belo Horizonte, durante cerimônia promovida pelo Governo de Minas, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG).
Oito bombeiros militares representaram a corporação e foram agraciados com o troféu pela participação na operação de resgate após o desabamento de um imóvel de cinco pavimentos no bairro Paraíso, em Belo Horizonte. Os bombeiros representam equipes das 4 unidades operacionais (1º COB, 1º BBM, BEMAD e COBOM) que trabalharam integradas, mesmo debaixo de forte chuva, utilizando equipamentos especializados e cães de busca para localizar as vítimas nos escombros. As equipes também intervieram nas interdições das residências vizinhas, como medida preventiva para garantir a segurança da área.
O troféu
A premiação, que é realizada pela primeira vez, reconhece a dedicação e o compromisso das Forças de Segurança por meio de ações de destaque no combate à criminalidade, resgates, manutenção da ordem pública e integração com a comunidade.
O prêmio valoriza operações realizadas recentemente por cada uma das corporações que integram as forças de segurança em Minas Gerais (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal) evidenciando ações que, por meio de estratégias inovadoras, bem executadas, trouxeram resultados importantes para a proteção da população mineira.
A cerimônia de premiação foi presidida pelo governador Romeu Zema que, junto aos comandantes das Forças de Segurança, fez a entrega do Troféu Guardião Mineiro aos homenageados.
Fonte e foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais