Foi divulgado na manhã de quarta-feira (26), o anúncio da promoção de dois oficiais ao posto de coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema, durante solenidade de entrega do troféu Guardião Mineiro, no prédio Tiradentes, em Belo Horizonte.
A troca da passadeira simboliza um momento especial por representar o ápice da carreira militar, o coroamento de uma trajetória e ascensão a um dos postos de comando do Corpo de Bombeiros Militar.
Coronel Duarte, casado com Paula Manuela e pai de Maria Luíza, Aline e Thiago Filho, comanda o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Patos de Minas desde 2021. Durante a carreira, atuou como chefe da Divisão Operacional do 2º Comando Operacional de Bombeiros, foi subcomandante do 5º BBM, chefe da Divisão de Pesquisas da Diretoria de Assuntos Institucionais, subchefe do Centro de Atividades Técnicas, Comandante de Companhia Operacional do 2º BBM em Contagem.
Em 2023 chefiou a equipe de bombeiros militares do Brasil (Ligabom) na missão humanitária do governo brasileiro durante os incêndios no Canadá. Atualmente, representa o CBMMG no Comitê Nacional de Gestão de Incêndios Florestais da Ligabom (Conagif).
O coronel João Guilherme é casado com a aluna do CHO Giane e pai de João Lucas. Como oficial superior, desempenhou atividades na Diretoria de Atividades Técnicas, como chefe da Divisão de Pesquisa; foi assessor de Relações Institucionais (Arins) do CBMMG; subdiretor da Diretoria de Assuntos Institucionais; comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, em Juiz de Fora. Por último, antes de ser promovido, desempenhava a função de subcorregedor do CBMMG.
Em 2024, participou do Curso de Introdução aos Estudos de Logística e Mobilização (CIELM) – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Já atuou como docente no Curso de Assessoria Parlamentar – Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares.
Fonte e foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais