Na última quinta-feira, (20), o Teatro Municipal Usina Gravatá, em Divinópolis, foi palco do Conexão Centro-Oeste, um evento de grande importância para o desenvolvimento dos 58 municípios atendidos pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar 10º BBM. O encontro teve como objetivo fortalecer os laços institucionais entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e os municípios do Centro-Oeste mineiro.
Durante o evento, foram promovidos debates estratégicos sobre temas cruciais para o progresso da região, como Proteção e Defesa Civil, além de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). A programação contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais, incluindo o deputado federal Pedro Aihara.
Segundo o tenente-coronel Joselito Oliveira, comandante do Décimo Batalhão, “antes das eleições municipais no ano passado começamos a idealizar este evento. A ideia era aproveitar os novos mandatos municipais no seu início e conseguimos fazer o evento com menos de 60 dias da nova gestão. Apresentar aos municípios de toda a área de articulação de nosso batalhão, todo nosso portfólio de serviços, de como o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais pode trabalhar junto aos municípios para promover cada vez mais, cidades resilientes e seguras”
O evento contou com a participação de diversas autoridades municipais (prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, dentre outros) e procurou debater temas fundamentais para o CBMMG.
Durante o encontro, o prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne, ressaltou a relevância das informações compartilhadas. “O Conexão Centro-Oeste nos apresentou novas legislações vigentes e trouxe informações essenciais sobre o funcionamento de brigadas florestais e de incêndio. Nossa região demanda muito dos serviços do Corpo de Bombeiros devido ao grande volume de indústrias e extensas áreas verdes”, destacou Di Gianne.
Também presente no evento, o prefeito de Pompéu, Kenedy Wállafy, reforçou a necessidade de estreitar os laços entre o poder público e a corporação. “É fundamental essa aproximação com o Corpo de Bombeiros. Temos a intenção de ampliar os serviços prestados à população de Pompéu, incluindo o auxílio na formação de brigadas e a participação em projetos sociais”, afirmou Kenedy.
O evento proporcionou um espaço de diálogo entre gestores e especialistas, reforçando a importância da prevenção e do fortalecimento das políticas públicas voltadas para a segurança da população. Com a troca de experiências e a busca por melhorias nos serviços prestados, as prefeituras da região pretendem avançar na implementação de medidas que garantam mais proteção aos cidadãos.
As apresentações
A coronel Amanda Cristina Miranda fez a abertura do evento desejando boas-vindas às autoridades presentes. Na ocasião, a coronel apresentou o 1º Comando Operacional de Bombeiros (1º COB), sua estrutura e sua forma de organização, situando os municípios atendidos pelo 10º Batalhão dentro da articulação do 1º COB.
O tenente-coronel Joselito fez a primeira palestra do dia. Chamou a atenção dos prefeitos, vice-prefeitos e secretariados presentes sobre a responsabilidade das prefeituras no cumprimento da Lei Kiss. Destacou a importância do trabalho conjunto nas atividades de defesa civil, chamando atenção para situações que prejudicam o bom andamento das ações, tais como a alta rotatividade dos servidores destinados à área de defesa civil, necessidades de investimentos na área, o foco nas ações de prevenção e planejamento, além de concitar maior envolvimento para enfrentamento ao período de estiagem que se aproxima. Ao final, ainda apresentou os diversos projetos sociais desenvolvidos pela sede do Batalhão e suas Frações, convidando os municípios para serem parceiros de iniciativas em prol da promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
O 1º tenente Tadeu, comandante da Companhia de Prevenção e Vistoria, demonstrou como o CBMMG avançou no processo de desburocratização para regularização das edificações e empreendimentos perante à legislação estadual de prevenção contra incêndio e pânico. Apresentou os diversos ritos de regularização das edificações e eventos temporários, tranquilizando que o vínculo determinado pela Lei Kiss não causa transtornos às emissões de alvarás municipais de construção e funcionamento.
O capitão Quadros, do 1º Comando Operacional, chamou a atenção para a importância da cooperação intermunicipal para o fortalecimento e resiliência dos municípios. Apontou como boas práticas de um município podem ser replicadas no município vizinho, enfatizando a importância do trabalhado em rede das COMPEDC’S, apresentando exemplos de sucesso em outras regiões do estado e do país.
Iniciando os trabalhos da tarde, o capitão João Gustavo, da Diretoria de Assuntos Institucionais, aproveitando da presença de diversos vereadores, sendo vários presidentes de câmaras municipais, demonstrou como as câmaras municipais, através das emendas impositivas, podem investir na segurança dos seus munícipes indicando emendas para compras de viaturas, materiais, equipamentos e melhorias nos quartéis do CBMMG instalado em sua cidade.
O capitão Vaz reforçou os diversos trabalhos e treinamentos que o CBMMG pode realizar/acompanhar junto aos municípios. Visando engajar planejamento e ações voltadas para o período de estiagem apresentou as cidades da área de articulação do 10º BBM que instituíram a brigada municipal florestal devidamente treinada e capacitada pela Unidade, mostrando os resultados positivos desta solução e incitou os Compdec’s a adotarem a boa prática.
Para fechar o evento o deputado federal Pedro Aihara mostrou ser conhecedor das dificuldades das Compedc’s, apresentou projetos de leis existentes no Congresso Nacional que criam a carreira do servidor da defesa civil, mas, possuem dificuldade em tramitar. Estimulou a busca por investimentos através da busca de recursos alternativos e sugeriu a superação de dificuldade trabalhando em rede de municípios e sempre com o apoio do CBMMG.
O Conexão Centro-Oeste também se destacou como uma plataforma de integração, incentivando a troca de experiências e aprofundando as relações entre o Corpo de Bombeiros e as Prefeituras da região. Esse ambiente colaborativo e sinérgico busca criar soluções inovadoras e eficazes para as demandas da população.
Com foco no futuro, o evento reforçou o compromisso das instituições presentes com a segurança, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Fonte e foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais