Ação, que tem como público-alvo os moradores inscritos no CadÚnico, ocorre em parceria com o governo de Minas
A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início, nesta segunda-feira (1º), às inscrições para o Programa Minas Forma, idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Minas). A iniciativa oferece qualificação profissional em diversas áreas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou de baixa renda. O público-alvo do programa são mulheres com idade a partir de 40 anos inscritas no CadÚnico e jovens com idade entre 18 e 29 anos, inscritos no CadÚnico ou pertencentes à família inscrita. Interessados podem se inscrever nos cursos até 19 de julho pelo formulário eletrônico https://tinyurl.com/2v4bsw4f. O público acompanhado pela rede socioassistencial nos Cras, Creas I e II, e Cream também podem se inscrever presencialmente nesses centros de referência, apresentando documento de identificação com foto.
Em Betim, o programa oferta os cursos “Aperfeiçoamento em Serviços de Cozinha”, “Técnicas para Garçom”, “Técnicas de Atendimento em Lanchonetes e Entregas” e “Técnicas Básicas para Camareiro”. As aulas serão ministradas na unidade do Senac Minas em Betim e a expectativa é que tenham início em agosto. O cronograma será divulgado posteriormente ao fim do período de inscrições.
A execução do projeto será de responsabilidade do Senac, que também ficará a cargo de acionar por telefone ou e-mail os inscritos com as orientações para efetivação da matrícula, que será realizada entre os dias 22 de julho e 2 de agosto.
Os alunos que completarem a carga horária total de 60 horas serão contemplados com uma bolsa-auxílio de R$ 360. A carga horária diária é de quatro horas, sendo que o aluno receberá R$ 6 por hora-aula frequentada. Os valores, mediante transferência bancária, serão repassados semanalmente aos alunos. O repasse ocorrerá depois de cada semana de aula. Para receber o auxílio é necessário ter uma conta bancária nominal do próprio aluno.
“A qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social é de extrema importância para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho, por meio da aprendizagem de um novo ofício. É um projeto que estimula a autonomia, a geração de renda e o desenvolvimento de habilidades e competências”, pontua a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Brena Araújo.
Fonte e Fotos: Prefeitura de Betim