A Amagis parabeniza uma das turmas da magistratura de 1985 que completa na terça-feira, 25 de fevereiro 40 anos de ingresso no curso de formação da Ejef. A presidente da Associação, juíza Rosimere Couto, parabeniza os integrantes da turma pela trajetória marcada por comprometimento, dedicação e aprimoramento da magistratura, buscando sempre responder aos anseios dos jurisdicionados e da sociedade.
Integrante da turma, a desembargadora Heloísa Helena de Ruiz Combat enviou uma mensagem celebrando a data e parabenizando os colegas. Leia abaixo.
“Lá se foram 40 anos!
A Turma de 1985 foi de apenas 13 aprovados. Três mulheres e 10 homens. Concurso considerado bastante difícil. Somente 12 assumiram o cargo.
O saudoso Prof. Ricardo Fiúza nos apelidou de “13 heróis do Forte”, em alusão aos 18 do Forte de Copacabana.
No V Curso da EJEF tivemos apenas alguns dias de aula, e aí fizemos uma amizade duradoura. Era tudo ainda muito precário, recebemos poucas informações, faltando, por exemplo, notícia de que receberíamos competência trabalhista. Eu cheguei à primeira Comarca com dezenas de audiências trabalhistas marcadas e achando que uma CLT, e isso porque por um ano e meio a justiça que foi instalada uma Junta em um município vizinho. Acredito que isso ocorreu com outros colegas.
Máquinas de escrever manuais, bem antigas, todo o material necessário tinha que ser buscado na Secretaria de Estado da Justiça, em Belo Horizonte, por nossa conta.
Audiências, júris e sentenças em máquina de escrever manual era um suplício.
O trabalho diuturno era bastante difícil, ficávamos isolados, em alguns lugares sequer havia telefones nos Fóruns. Não havia assessores, assistentes sociais, psicólogos, e o Juiz, nessa época, era um “faz tudo”. Cadeias pequenas, apenas poucos policiais militares nas Comarcas, enfim, quase não havia recursos. Onde acolher os menores e as mulheres, se não havia instituições, nem celas?
Resiliência, esforço, sacrifícios, em busca de prestar o melhor serviço possível.
Mas o aprendizado foi grande e os esforços lograram muitos resultados bons.
Cada um demandou sua própria luta, em silêncio, às vezes se socorrendo dos municípios, das Prefeituras. Prédios precisando de reparos, alagamentos, pouco pessoal disponível.
Entretanto, procuramos honrar aqueles que nos antecederam e que nos deixaram um grande legado, mesmo com condições ainda mais difíceis.
Jamais poderão ser esquecidos, porque desvendavam muitos caminhos, abriram trilhas, sua memória deve ser reverenciada.
Os contatos com colegas eram praticamente inexistentes, e apenas os livros nos socorriam.
Quantas noites insones, quantos dias estafantes, mas a vontade de cumprir nosso mister esteve sempre presente, e sei que posso falar por todos da turma.
Acredito poder afirmar, por todos, que não obstante as dificuldades, guardamos muita saudade das Comarcas e do acolhedor povo destas Gerais.
Sei que os mais novos têm também dificuldades, pois todo começo é difícil, mas com o atual curso na EJEF estão mais conhecedores dos meandros do cargo e têm disponibilidade de serviços on-line.
O direito é vivo, e o desejo por justiça permeou e permeia a mente do magistrado.
A rapidez das mudanças na sociedade nos obriga a estar atentos, para que não haja uma aplicação fria da letra da lei.
A nossa turma passou por inúmeras e grandes reformas legislativas e o acesso não era fácil. Sair da Comarca em feriados ou finais de semana, nem pensar. Não havia plantões regionais.
Alguns da turma lograram alcançar o cargo de Desembargador. Lamentavelmente, uns colegas/amigos já se despediram da vida terrena, mas deram um grande exemplo de honradez, dedicação, sensibilidade e de cumprimento do dever.
Honrada em prestar essa singela homenagem, deixo aqui um abraço fraterno a todos os colegas, uma oração pelos que partiram e o reconhecimento pelo legado que deixaram.
Como os que nos antecederam, ouso dizer que fomos mesmo heróis.”
Desembargadora Heloísa Helena de Ruiz Combat
Veja os integrantes da turma:
Antônio Generoso Filho;
Evangelina Castilho Duarte;
Geraldo Hamilton de Menezes;
Heloísa Helena de Ruiz Combat;
José da Silva Baracho;
José Dalai Rocha;
José Eustáquio Lara Duca;
Mauro Soares de Freitas;
Paulo Mendes Álvares;
Ronaldo Filizzola Guimarães;
Sebastião Pereira de Souza;
Sônia Diniz Viana;
Walter Mendes de Souza.
A Amagis está compilando todas as turmas da Magistratura mineira. Ajude-nos a eternizar esse registro tão importante.
Caso tenha mais informações sobre as turmas, especialmente fotos, datas de posse e lista de integrantes, entre em contato conosco pelo e-mail imprensa@amagis.com.br
Fonte e foto: Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis)