O furacão Beryl, agora classificado como categoria 4 na escala Saffir-Simpson, tem provocado alarme internacional desde o início de julho de 2024. Atualmente posicionado no centro do Mar do Caribe, o furacão avança rapidamente em direção à Península de Yucatán, no México, conforme comunicado das autoridades mexicanas nesta quarta-feira, 3 de julho.
Autoridades de diversos países da região estão em alerta máximo, monitorando de perto a trajetória do Beryl e alertando a população sobre os potenciais impactos nas próximas horas e dias. O Centro Nacional de Furacões dos EUA prevê “ventos devastadores” e ondas de tempestade prejudiciais chegando à Jamaica ainda hoje, com expectativa de inundações repentinas e deslizamentos de terra no sul do Haiti.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o Beryl alcançou brevemente a categoria 5, caracterizando-se como um furacão de alta intensidade e perigo. Esta intensificação rápida, registrada como uma das mais rápidas já documentadas no Atlântico para um mês de julho, destaca-se em meio ao cenário de aquecimento dos oceanos devido às mudanças climáticas, aumentando a frequência de furacões intensos na região.
Fonte e fotos: Agência Brasil.