Para garantir a segurança dos alunos na volta às aulas, a Transcon retomou a campanha de fiscalização das vans credenciadas no município. O objetivo da ação é assegurar que todos os veículos estejam regularizados e dentro das medidas exigidas para a proteção das crianças e adolescentes que utilizam esse tipo de transporte, reforçando a qualidade do serviço prestado. As fiscalizações, que ocorrem todos os anos, tiveram início em fevereiro e vão até o dia 31/03.
Atualmente, a cidade possui cerca de 430 vans cadastradas. Os critérios analisados para a fiscalização são a documentação do veículo e do motorista, autorização de tráfego, registro do condutor e do acompanhante, estado de conservação do veículo, cinto de segurança e demais itens essenciais como o estado dos pneus, luzes de freio, setas, entre outros. As vans regularizadas recebem um selo de vistoria, localizado no para-brisa dianteiro dos veículos, visando coibir vans irregulares e o transporte clandestino.
Os veículos que não atenderem as exigências necessárias e forem constatadas irregularidades estarão sujeitos a penalidades como aplicação de autuações, retenção do veículo e prazo para a regularização. Para as vans credenciadas serão aplicadas medidas como: recolhimento da autorização de tráfego e do registro de condutor, multa e remoção do veículo. Após sanadas as irregularidades, o veículo passará por uma nova vistoria no setor de Divisão de Transportes Especiais (DIVIS). Já os veículos que realizam transporte clandestino estão passíveis de multa e remoção do veículo.
Para fazer denúncias de vans irregulares, a população pode entrar em contato com a Transcon pelo número de telefone 118, opção 1 e 2 ou pelo 3329-3390.
Informações e foto: Prefeitura de Contagem