Na noite de quinta-feira, dia 20, a Secretaria de Cultura e Turismo, por meio da Diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural, realizou um importante encontro com a comunidade do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. O objetivo do evento foi dar uma devolutiva aos moradores sobre os avanços da pesquisa para o registro como patrimônio imaterial do Jubileu da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa.
O encontro aconteceu na Casa de Cultura de Antônio Pereira e contou com a presença de diversos moradores, que puderam conhecer em detalhes o trabalho do município na preservação dos bens culturais materiais e imateriais. A pesquisa sobre o Jubileu da Festa da Lapa evidenciou a rica história e cultura do distrito, uma das mais antigas e significativas celebrações religiosas de Minas Gerais ainda em atividade.
Durante a reunião, a comunidade deu anuência para que a pesquisa siga seus próximos passos. O dossiê será agora apresentado ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (COMPATRI), que discutirá e decidirá se aprova ou não o registro de tombamento. Caso seja aprovado, o processo seguirá para a anuência do Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.
A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, composta por Danilo Araújo, Pollyanna Precioso e Wilerson Noronha, esteve presente, além de figuras importantes da comunidade, como o ex-vereador Vander Luís Ferreira (Vander Leitoa), o padre Marcelo Santiago, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana, e Hudson Martins, representante da empresa Relíquia de Minas, responsável pela pesquisa do dossiê de registro.
O processo de preservação e valorização da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa como patrimônio imaterial é mais uma importante etapa para o fortalecimento e reconhecimento da cultura local, preservando as tradições e memórias que fazem parte da história de Ouro Preto e Minas Gerais.
Informações e fotos: Prefeitura de Ouro Preto