A Vigilância em Saúde de Cruzília tem recebido diversas notificações da população sobre o aumento da aparição de pequenos insetos, conhecidos como Siarídeos ou mosquitos dos fungos. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura orienta a população sobre a identificação e os impactos desses insetos, que, embora inofensivos, podem gerar certo desconforto.
O que são Siarídeos? Os Siarídeos são insetos dípteros, também chamados popularmente de “mosquitinhos pretos” ou “mosquitos dos fungos”. Eles são frequentemente encontrados em ambientes úmidos, como vasos de plantas domésticas, e em criações de cogumelos. Sua presença é mais comum em locais com alta umidade, como depósitos de âmbar.
Características:
São conhecidos por sua atuação em ambientes úmidos, principalmente em plantas e criações de cogumelos.
Possuem uma característica genética peculiar: realizam a eliminação genômica paterna, transferindo apenas o material genético da mãe para sua prole.
São considerados pragas em criações de cogumelos e, em alguns casos, podem causar danos a plantas hortaliças, especialmente as cultivadas em sistema hidropônico.
Ocorrência: Os Siarídeos têm uma maior presença em locais úmidos, sendo encontrados em:
Vasos de plantas domésticas;
Criações de cogumelos;
Depósitos de âmbar, onde se acumulam devido à umidade.
Efeito nas plantas: Embora sejam inofensivos para os seres humanos, esses insetos podem causar alguns danos às plantas, principalmente hortaliças, quando cultivadas em ambientes controlados, como as hidropônicas.
A Vigilância em Saúde tranquiliza a população, destacando que, apesar da aparição em grande volume, os Siarídeos não representam riscos à saúde, mas orienta para que o controle da umidade nos ambientes seja mantido para evitar a proliferação desses insetos..
Fonte e foto: Vigilância em Saúde de Cruzília