Com o novo Centro Municipal de Educação Infantil o território do Riacho ganha mais 376 vagas para crianças de 1 a 5 anos
Nessa quarta-feira, dia (3/7), a Prefeitura de Contagem realizou a entrega de mais uma importante unidade de educação básica do município: o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Parque Riacho das Pedras. Com 376 vagas para crianças de 1 a 5 anos, o local era um pedido antigo da população, que agora está concretizado.
A prefeita Marília Campos ressaltou o compromisso que a atual gestão tem com a garantia do acesso à educação em Contagem. “A Prefeitura trabalhou nos últimos anos para reestruturar a educação, garantindo, principalmente, o acesso e a qualidade das escolas e centros municipais. Hoje nós já ofertamos vagas, universalmente, para a faixa etária de 4 a 5 anos – que é a obrigatória – mas vamos além: com acesso para 70% das crianças de 1 a 3 anos, que é o caso do Cemei Parque Riacho das Pedras”, disse.
Marília também enfatizou a popularidade crescente dos programas municipais desenvolvidos nas escolas: “Estamos pensando no contraturno escolar, em como complementar a educação dessas crianças. Os programas “Escola Viva” e “Além dos Muros” são a garantia do direito à convivência, à brincadeira e ao aprendizado múltiplo”.
“A Prefeitura trabalhou nos últimos anos para reestruturar a educação, garantindo, principalmente, o acesso e a qualidade das escolas e centros municipais”, disse Marília Campos, prefeita de Contagem.
Ao todo, o governo vai entregar seis novos Cemeis, com R$ 30 milhões em investimentos, e criando 1.485 novas vagas para crianças. São eles: Darcy Maria de Oliveira Melo, no bairro Jardim Laguna, região Ressaca; Confisco e Conquista Veredas, ambas na região Nacional; Inova Parque, na região Sede, que abrangerá principalmente os bairros Centro, Fonte Grande e Bernardo Monteiro; Vila São Paulo, na região Industrial; e Parque Riacho das Pedras, que atende as regiões do bairro de mesmo nome, Jardim Vera Cruz e Inconfidentes.
A secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, explicou que “todas as crianças conseguirão as vagas por meio do cadastro oficial da Prefeitura de Contagem, o cadastramento usual que já acontece no calendário escolar do município”. Neste ano, o período de inscrições se encerrou em junho e, de acordo com a região onde mora, a criança é encaminhada ao centro mais próximo. Telma também ressaltou que “este é um investimento de R$ 5,6 milhões, feito exclusivamente pelo poder municipal”.
A unidade conta com salas de atividades, sanitários acessíveis, lactário, salas multiusos, fraldário, área de higienização pessoal, playground, área de preparo de alimentos, solário, refeitórios, pátio coberto, além de outros ambientes adaptados. A moradora Simoni Marques, que levou seu neto, Matheu, para conhecer a futura escola, expressou sua gratidão em nome de todas as mães e avós da região. Segundo ela“esta é uma grande conquista, porque a demanda aqui sempre foi alta e a população pedia por um espaço onde as crianças poderiam estar enquanto mães e avós trabalham. Além disso, garante a educação de qualidade, alimentação das crianças e a convivência com o próximo”.
O evento contou com a apresentação de alunos do Programa “Escola Viva” e com a apresentação da futura diretora, Keila Valadares. Também estiveram presentes os vereadores Léo da Academia, Ronaldo Babão, Zé Antônio do Hospital, Moara Sabóia, Alex Chiodi e Edgar Guedes; a secretária de Defesa Social, Viviane França e o administrador regional, José Rodrigues.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Foto: Janine Moraes/PMC