O auditório da sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Visconde do Rio Branco foi palco de uma reunião, promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais da região. Como resultado das discussões, os participantes deliberaram pela criação da Rede de Acompanhamento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Visconde do Rio Branco, iniciativa voltada à articulação de estratégias e ações para aprimorar políticas públicas destinadas a essas comunidades.
Na oportunidade foi apresentado aos participantes o Programa Próximos Passos, fruto do Termo de Cooperação Técnica entre o MPMG e o Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A iniciativa tem como objetivo unir esforços entre diferentes atores sociais para desenvolver ações voltadas à efetivação dos direitos fundamentais dos povos e comunidades tradicionais do estado. O programa busca promover a mobilização e a articulação entre sociedade civil, iniciativa privada, instituições e órgãos públicos, garantindo a proteção e a valorização dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais desses grupos.
A antropóloga Lúnia Costa Dias, perita credenciada pelo MPMG, apresentou um relatório técnico elaborado pelo programa, detalhando as principais demandas das comunidades envolvidas.
O evento teve a participação da promotora de Justiça Cyntia Campos Giro, responsável pela 1ª Promotoria de Justiça de Visconde do Rio Branco, representantes da Coordenadoria Regional de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Social da Zona da Mata (Cimos Zona da Mata), Quilombo Bom Jardim, da Congada Nossa Senhora do Rosário e do Centro Pai Benedito da Comunidade Tia Véia. Também estiveram presentes membros de diversas secretarias municipais, vereadores, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas gerais (Emater), do Instituto Socioambiental de Viçosa (ISA-Viçosa) e professores da rede pública.
Ao final da reunião, foi agendado um novo encontro da Rede para o dia 26 de março de 2025, às 14h30, com local a ser definido, preferencialmente no Museu Municipal.
Fonte e foto: Ministério Público de Minas Gerais