Em execução desde o início de 2024, o projeto APAD (Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas), coordenado pela Saúde Mental do município, realiza o 1º Seminário Cuidados Psicossociais e Práticas Intersetoriais: álcool e outras drogas. O seminário ocorre no Teatro Municipal Nicodemos da Cunha, no dia 17 de julho, às 13 horas e é uma realização da Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria de Saúde.
O projeto APAD atendeu, de janeiro a maio, 262 pessoas por meio da intervenção nas ruas, chamada “Bora tomar um café”, realizada nas praças do município. Além disso, foram atendidos 20 grupos de familiares e acompanhados 32 pacientes frequentes no grupo de redução de danos.
Izabella Chaves, coordenadora da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), explica que o objetivo do seminário é “discutir práticas de cuidado para familiares e usuários de álcool e outras drogas, bem como propor reflexões sobre as interações do SUS com outras políticas públicas municipais, dada a complexidade do tema”.
Os palestrantes convidados incluem Andrêza Alves, especialista em Gestão de Políticas de Saúde e Intervenção Psicossocial no Contexto de Políticas Públicas, Rodrigo Simas, especialista em Saúde Mental e Mestre em Saúde Pública, e Arthur Tavares, advogado e acadêmico de Direito.
Para ampliar as iniciativas de cuidados e tratamento aos usuários de álcool e outras drogas, o CAPS realiza atendimentos com os usuários e seus familiares, fortalecendo ações territoriais e coletivas, reconhecendo que o suporte familiar é crucial para a desvinculação das dependências.
Seguimos trabalhando para cuidar de você e a realização do seminário é o reforço do compromisso da gestão em cuidar da saúde mental de dependentes de álcool e outras drogas e seus familiares.
Fonte e Foto: Prefeitura de Brumadinho