Morreu na segunda-feira (10), aos 90 anos, o ex-deputado estadual Antônio Fagundes de Sousa. Natural de Santana do Garambéu, na Região Central de Minas, ele atuou como deputado constituinte na 11ª Legislatura, entre 1987 e 1988, quando renunciou para reassumir o cargo de reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O corpo foi velado nesta terça-feira (11/2/25), no Cerimonial Santa Casa no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, onde o ex-parlamentar morava nos últimos anos. Depois, será cremado em Betim, na Região Metropolitana de BH.
Antônio Fagundes era engenheiro agrônomo, mestre em economia rural, pesquisador e professor. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, (ALMG), foi vice-presidente das Comissões de Educação e do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, além de membro suplente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Ele foi homenageado com um minuto de silêncio na Reunião Ordinária de Plenário, nesta terça (11).
O ex-parlamentar foi reitor da UFV por três gestões e foi responsável pela expansão da universidade, com criação de vários cursos, conforme texto da própria UFV. A instituição de ensino declarou luto oficial por três dias. Ele também foi reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Antônio Fagundes dedicou grande parte de sua vida à educação e ao desenvolvimento do ensino superior em Minas Gerais.
Fonte: ALMG
Foto: Arquivo ALMG