Nos dias 3 e 7/2, a Controladoria-Geral de Contagem recebeu, respectivamente, as controladorias dos municípios de Lavras, no Sul de Minas Gerais, e de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, para visitas técnicas voltadas à troca de experiências, fortalecimento de parcerias e modernização das práticas de gestão pública.
O encontro com as controladorias teve como foco a expansão das atividades, buscando inovação e aprimoramento dos processos internos. Durante as visitas, a equipe de Contagem apresentou as quatro macrofunções do controle interno: Auditoria, Corregedoria, Núcleo de Transparência e Prevenção à Corrupção, e Ouvidoria. Cada uma dessas funções foi detalhada quanto às atribuições, estrutura organizacional, principais projetos e resultados alcançados.
Entre os destaques apresentados estão importantes premiações e certificações conquistadas pela Controladoria de Contagem, como o “Selo de Integridade”, que recebeu o primeiro lugar na categoria de Experiências Inovadoras em Gestão Pública no 32º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, em 2018. Outro destaque foi o programa “Aqui Tem Remédio”, premiado em 2023, no Open Gov Awards, durante a Cúpula Global da OGP na Estônia, recebendo o título de “Reformas Inspiradoras” pela região das Américas.
A Controladoria de Contagem também compartilhou a experiência do “Portal da Transparência”, que alcançou índice de 85,59% no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), garantindo o Selo Ouro conferido pela Atricon em 2024. Outra inovação destacada foi o “Nada Consta Digital”, ferramenta que permite aos servidores acessarem e emitirem seus documentos diretamente pelo sistema, utilizando login e senha pessoal.
Além disso, também, foi abordado temas essenciais como a Lei de Acesso à Informação e o projeto “Ouvidoria Itinerante”, que tem o objetivo de fortalecer a comunicação entre a população e a administração pública. Esse projeto promove um diálogo direto e transparente, levando orientações sobre os procedimentos para encaminhamento de demandas à Prefeitura e criando espaços para que moradores expressem sugestões, reclamações, elogios e solicitações de informações nas oito regionais administrativas da cidade.
De acordo com a controladora-geral do município, Nicolle Bleme, a ocorrência dessas visitas reafirma o compromisso do órgão com a inovação na gestão pública, a transparência e a promoção de boas práticas que sirvam de referência para outros municípios mineiros e de todo o país.” Essas trocas de experiência são fundamentais para o fortalecimento da governança pública e para a construção de administrações mais eficientes e acessíveis à população”, destacou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Contagem
Foto: Controladoria Geral de Contagem