Um relatório preliminar divulgado na sexta-feira (07/02) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou que a causa do acidente envolvendo um helicóptero em Cruzília, MG, que resultou na morte de três pessoas, foi a perda de controle da aeronave.
O acidente ocorreu no dia 27 de janeiro, quando a aeronave colidiu com o solo durante o voo de retorno. A aeronave havia decolado da Fazenda Bom Retiro, localizada no município de Cruzília, com um piloto e dois passageiros a bordo, com o objetivo de realizar um voo local de reconhecimento da área a ser pulverizada.
O Cenipa esclareceu que os trabalhos realizados pelo Centro têm como objetivo a prevenção de acidentes aeronáuticos, conforme determina o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565/1986) e o Decreto nº 9.540/2018.
Dessa forma, o Centro não visa estabelecer culpa ou responsabilizar ninguém, mas sim identificar possíveis fatores que contribuíram para o acidente. O relatório do Cenipa se destina a elucidar questões técnicas relacionadas à ocorrência, sem atribuir responsabilidades.
Com isso, o Centro visa fornecer informações e dados que possibilitem melhorias nas práticas de segurança aeronáutica. O Cenipa enfatiza que os resultados são preliminares e ainda precisam ser mais detalhados em investigações subsequentes.
A partir dessas investigações, o Cenipa emite recomendações de segurança com o objetivo de evitar a recorrência de eventos semelhantes no futuro. Essas recomendações têm a finalidade de aprimorar a segurança dos voos, implementando medidas que possam minimizar riscos e garantir maior segurança nas operações aeronáuticas.
O relatório também destaca que o Brasil, como signatário da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944, segue os protocolos internacionais para o aprimoramento da segurança aérea.
Relembre o caso:
Um helicóptero que levava o casal Lúcio André Duarte, de 39 anos, e sua esposa, E.M.S., de 37 anos, sofreu um acidente fatal durante um passeio aéreo no fim da tarde de segunda-feira (27), por volta das 18h.
O incidente ocorreu no km 24, em uma área rural de Cruzília na divisa com Carrancas, na Fazenda Cachoeira, onde o piloto da aeronave, F.A.F., de 46 anos, já havia finalizado os trabalhos de pulverização agrícola e realizou um voo panorâmico com os dois funcionários da fazenda, o gerente e uma auxiliar administrativo da fazenda.
Fonte: Cenipa
Foto: Polícia Militar de Minas Gerais