Nesta sexta-feira, 07 de fevereiro, a Receita Federal, em parceria com a Prefeitura de Itajubá, realiza uma ação solidária e sustentável. Durante o evento, 500 quilos de vestuários apreendidos serão descaracterizados e destinados à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia contará com a presença do Delegado da Receita Federal no Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, e do prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera.
As peças de vestuário que serão doadas foram apreendidas em operações de fiscalização da Receita Federal na região, que combatem o descaminho, ou seja, a importação irregular de mercadorias sem o devido pagamento de impostos. Por se tratar de réplicas de marcas conhecidas, as peças seriam destruídas. No entanto, a Receita Federal tem buscado alternativas mais sustentáveis para as mercadorias. Assim, os vestuários foram destinados para o município, onde serão descaracterizados, com a remoção de etiquetas, marcas e logomarcas. Após este processo, a Receita Federal atestará os produtos, e eles poderão ser doados para a população.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ficará responsável por distribuir os vestuários para as entidades assistenciais da cidade, que, por sua vez, farão a entrega aos cidadãos mais necessitados.
O Delegado da Receita Federal, Eduardo Antônio Costa, destaca que “a comercialização de produtos importados sem o pagamento de impostos prejudica toda a sociedade, pois é com os impostos que financiam os serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança. A destinação sustentável desses produtos é uma forma de recuperar parte dos valores sonegados, beneficiando aqueles que mais precisam.”
Receita Cidadã
Este projeto faz parte do Programa Receita Cidadã, que promove ações de destinação sustentável em parceria com diversas instituições públicas e organizações sociais. A iniciativa visa não só a gestão ambiental e ecoeficiência, mas também a promoção da responsabilidade social. Para saber mais sobre as ações realizadas pela Receita Federal em Minas Gerais, acesse: https://sway.office.com/axFwPvYKltAbyiJ3?ref=Link.
Fonte e imagens: Receita Federal