A Prefeitura de Belo Horizonte esteve presente no evento de lançamento do Expo BH Cidades Inteligentes 2025, realizado nesta quinta-feira (04). Para representar a prefeitura estavam presentes o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos, o diretor-presidente da PBH Ativos, Pedro Meneguetti, e o diretor de negócios da PBH Ativos, Daniel Nogueira.
O diretor-presidente da Prodabel destacou, na abertura do evento, que uma cidade inteligente não é composta somente pelo governo e não tão somente feita através da tecnologia, é preciso pensar todas as frentes e desafios que compõe a cidade e engajar todos nesse processo, os empresários, quem vive e trabalha naquele lugar.
Por sua vez, a PBH Ativos ressaltou o impulsionamento que a Prefeitura de Belo Horizonte tem dado ao ecossistema de inovação por meio de investimentos e do trabalho em conjunto com o ecossistema por meio do Edital PBH Inova, o primeiro edital para contratação de inovação aberta em Belo Horizonte. Ainda foi destacado também as ações desempenhadas através do Programa Belo Horizonte Inteligente (BHCI), que demonstram grande sinergia com vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) levantados dentro da Agenda 2030 da ONU, foco central do Expo BH.
O Programa se divide em 5 eixos norteadores (Sustentabilidade, Meio Ambiente e Bem-Estar; Mobilidade e Segurança; Governança, Cidadania e Serviços ao Cidadão; Desenvolvimento Econômico e Urbanismo; Cultura Tecnológica e Inclusão Digital) que buscam integrar soluções inovadoras e abordagens tecnológicas para conectar os cidadãos com a administração pública e melhorar a resposta da cidade aos seus desafios e necessidades.
A partir do Programa, Belo Horizonte já digitalizou mais de 1.400 serviços, fornecendo mais comodidade, agilidade e conforto para os cidadãos que não precisam ir até a prefeitura para acessar ou solicitar serviços. Além disso, prepara a população para estar presente no digital, são mais de 14 mil certificados entregues em cursos gratuitos de tecnologia, mais de 4.6 mil pontos de internet gratuita e 135 telecentros, todos disponíveis para a população.
A Prefeitura se empenha em ações que garantam uma cidade mais segura, eficiente e sustentável, a exemplo temos o Sistema de Videomonitoramento Inteligente, com câmeras inteligentes, capazes de identificar e monitorar os ambientes urbanos, emitindo alertas para os devidos órgãos ao reconhecer alguma infração ou as políticas, ou ainda o incentivo a adoção de jardins de chuva, a implantação de florestas urbanas e as unidades produtivas coletivas. Há ainda um forte fomento ao ecossistema de inovação e a pesquisa, desempenhado especialmente pelo BH Lab, laboratório aberto de inovação da PBH.
Essas ações, entre outras, e o trabalho consistente desempenhado até aqui colocam Belo Horizonte como referência na pauta de cidades inteligentes, estando entre as quatro cidades mais inteligentes do país.