A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) foi a Porto Velho (RO) para se encontrar com Magistrados rondonienses. Como parte da agenda no estado, realizaram uma visita ao Tribunal de Justiça de Rondônia para tratar de temas urgentes da Magistratura e promover a troca de experiências fundamentais para o aprimoramento do Judiciário.
A Diretoria da entidade foi acompanhada pelo Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que visita o estado para a quinta reunião do programa Diálogos da Magistratura, encontro realizado pela AMB, CNJ e STF.
O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, defendeu a descentralização da gestão e agradeceu a recepção dos rondonienses.
“Mais uma vez a diretriz de interiorização da nossa Diretoria se mostra essencial para a união da Magistratura. Nada substitui o contato direto, a conversa olho no olho. Nessa passagem por Rondônia, pudemos estreitar ainda mais os laços com os Magistrados do estado e traçar caminhos conjuntos. Estamos confiantes de que essas visitas vão fortalecer ainda mais a nossa entidade”, destacou.
No ocasião, a Diretoria da entidade foi recepcionada pelo Presidente em exercício do TJ-RO, Desembargador Glodner Luiz Pauletto; pelo Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia; e pelo Corregedor do TJ-RO, Gilberto Barbosa Batista dos Santos.
Apoio à Magistratura
Após o encontro, os Magistrados acompanharam a inauguração de uma placa contendo um trecho do discurso de posse do Ministro Barroso como Presidente do STF.
Em seu discurso, Luís Roberto Barroso voltou a agradecer o apoio da AMB e reiterou seu apoio à Magistratura brasileira.
“A gente vive um momento em que o Judiciário virou um alvo fácil, por ser parado e não ter a capacidade política dos outros poderes. Mas temos que exibir resiliência e continuar a fazer a coisa certa, que esse é o nosso papel na vida. Quero agradecer a todas as pessoas que me acompanham nesta jornada de viajar pelo país ouvindo os juízes, procurando prestar o melhor serviço possível”, disse Barroso.
O Desembargador Glodner Luiz Pauletto enalteceu a visita de Barroso e da Direção da AMB.
“Mais do que uma honra para a Justiça, é o momento de reafirmar nosso compromisso com a prestação jurisdicional ética, célere, transparente e comprometida com todos os ideais da Constituição Federal. Nos últimos quatro anos fomos agraciados com o selo diamante de qualidade pelo CNJ, o que nos dá a certeza que trilhamos o caminho certo”.
Mais cedo, como tem feito a cada viagem pelo Brasil, o Presidente do STF proferiu uma palestra motivacional para estudantes de Porto Velho. Na escola estadual Murilo Braga, ele salientou que o fortalecimento da educação básica é a chave para o futuro do país.
Diálogos da Magistratura
As visitas integram a agenda conjunta da quinta edição do programa Diálogos da Magistratura. Idealizado pela AMB, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro reúne o Presidente do STF com Juízes e Desembargadores estaduais para um diálogo franco e aberto sobre os desafios da Magistratura.
Fonte e fotos: AMB