Em uma cerimônia histórica realizada no dia 4 de fevereiro, a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan assumiu o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo em 113 anos de existência da corporação. A troca de comando, que marcou a saída do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, também contou com a presença do governador Romeu Zema, que ressaltou a importância da valorização das mulheres em cargos de liderança no serviço público estadual.
“Tivemos a primeira mulher ocupando a pasta da Secretaria de Agricultura e Pecuária, a primeira mulher ocupando a Secretaria de Meio Ambiente na história do Estado e, agora, a primeira mulher também ocupando um comando militar. Eu não tenho medo de mudanças, tenho medo de continuismo, que é o que muitas vezes atrapalha a administração”, declarou o governador, destacando o caráter inovador da atual gestão.
O vice-governador, Professor Mateus, também fez questão de reconhecer o trabalho do coronel Erlon Dias à frente do CBMMG, enfatizando a relevância da corporação para a segurança dos mineiros. “Hoje, de uma forma mais marcante, o coronel Erlon encerra a caminhada dele conosco depois de seis anos em postos de comando de uma instituição que, para a gente, é motivo de orgulho”, afirmou o vice-governador, lembrando das ações do Corpo de Bombeiros em momentos de emergência, como incêndios, enchentes e acidentes graves.
Carreira
A coronel Jordana Daldegan possui uma vasta experiência no Corpo de Bombeiros Militar, com destaque para a sua atuação na subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, no subcomando do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), e na chefia da Assessoria de Comunicação da instituição. Recentemente, ela esteve à frente da Diretoria de Assuntos Institucionais do CBMMG. A nova comandante é especialista em Administração Pública, com foco em Gestão de Pessoas pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, e em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar.
Em seu discurso, Jordana expressou a emoção e a responsabilidade que sente ao assumir o cargo. “Para mim é uma honra muito grande. Acho que todos podem imaginar a emoção desse momento. O que vem agora é muita responsabilidade para dar continuidade a um trabalho de uma corporação presente em todo o estado. Vamos continuar buscando a excelência do nosso serviço prestado a toda a sociedade”, afirmou.
Estado-Maior
Em continuidade às mudanças na estrutura do CBMMG, o coronel Moisés Magalhães de Sousa será o novo subcomandante da corporação e chefe do Estado-Maior, substituindo a coronel Daniela Lopes. A posse de Moisés ocorrerá no próximo dia 12 de fevereiro. Ele, que também é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, possui vasta experiência e atuará ainda como orientador no curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Academia de Bombeiros Militar.
Fonte: Agência Minas
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG