Nesta terça-feira (04), o Dia Mundial do Câncer foi lembrado com um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o impacto crescente da doença. A cada minuto, 40 pessoas em todo o mundo recebem o diagnóstico de câncer, enfrentando uma verdadeira jornada em busca de cura e qualidade de vida.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, reforçou a importância da colaboração global no combate ao câncer. Ele destacou que, para vencer essa batalha, as pessoas não estão sozinhas. A OMS trabalha com diversos parceiros para criar coalizões globais, incentivar ações locais e amplificar as vozes daqueles que são afetados pela doença. O apoio contínuo e a conscientização são fundamentais para oferecer suporte às pessoas que enfrentam o câncer, além de possibilitar avanços científicos na luta contra a doença.
O diretor-geral também ressaltou o trabalho da OMS em áreas como o fornecimento de medicação para tratamentos pediátricos oncológicos e campanhas globais para eliminar o câncer cervical. “Estamos trabalhando para melhorar a vida de milhões de pessoas”, afirmou.
Como parte de sua missão de prevenção, a OMS compartilhou orientações para reduzir o risco de câncer, enfatizando hábitos saudáveis que podem ser adotados por todos:
- Não fumar;
- Praticar atividade física regularmente;
- Comer frutas e verduras;
- Manter um peso corporal saudável;
- Limitar o consumo de álcool.
Tedros concluiu, dizendo: “No Dia Mundial do Câncer, honramos a coragem daqueles afetados pela doença, celebramos o progresso científico e reafirmamos nosso compromisso de promover saúde para todos.”
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Divulgação / Sociedade Brasileira de Mastologia