A 2ª Semana da Visibilidade Trans segue com foco em promover o conhecimento e a informação sobre os direitos e saúde da população trans em Ouro Preto. Na última quinta-feira, 30 de janeiro, a médica da família, Nayra da Silva Freitas, esteve no CRA LGBT+ para ministrar uma palestra sobre os mitos e verdades do processo de hormonização, abordando desde o funcionamento da rede de saúde até detalhes fisiológicos importantes.
Durante a conversa, a doutora destacou que 0,5 a 1,2% da população se identifica com a identidade transsexual. Freitas enfatizou que a identidade trans não é um transtorno ou patologia, mas sim uma identidade legítima e que o Processo Transexualizador, que inclui tratamentos hormonais e cirúrgicos, é um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2008, pela Portaria GM/MS nº 1.707.
A programação da Semana da Visibilidade Trans segue com diversas ações e orientações para promover a saúde e os direitos dessa população. Para mais informações oficiais, os cidadãos podem consultar documentos como:
Política Nacional de Saúde Integral LGBT+ do Ministério da Saúde
Portaria 2803/2013 – Atualização e ampliação do Processo Transexualizador no SUS
Carta Direitos dos Usuários dos SUS – Portaria 1820/2009
Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)
A população também pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para orientações na região.
Fonte e foto: Prefeitura de Ouro Preto