Na manhã de sexta-feira (31), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu, na Academia de Bombeiros Militar (ABM), a solenidade de inauguração do Memorial “Nunca Esqueceremos”, em homenagem às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho.
O memorial foi construído com elementos de grande magnitude do desastre, um cenário de guerra onde havia toneladas de rejeito de minério e materiais extremamente pesados junto às pessoas vitimadas. O espaço também abriga uma estátua em tamanho real de um bombeiro militar que presta reverência aos nomes das 272 vítimas, registradas em uma placa, entregue à corporação, em 17 de janeiro de 2024, pelo governador do estado, Romeu Zema, junto com a Avabrum.
A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares das vítimas de Brumadinho, militares da ativa e veteranos, além de representantes de diversas instituições parceiras do CBMMG.
Durante a solenidade, foi realizada a entrega do Distintivo de Veteranos, concedido aos membros que dedicaram suas vidas à corporação e encerraram a carreira servindo na Academia de Bombeiros, e que agora, gozam da merecida reforma. O distintivo representa a honra e o compromisso que pavimentaram o caminho para as novas gerações de bombeiros militares. A entrega do distintivo reforçou o vínculo eterno com a corporação e com a missão de proteger a sociedade.
Em seguida, a solenidade prestou homenagem aos militares que serviram na ABM nos últimos dois anos, destacando a importância de sua dedicação e contribuição para o crescimento da instituição que, atualmente, conta com uma estrutura de ensino, treinamento, pesquisa e extensão consolidada. A ABM é reconhecida como um dos maiores centros de ensino superior em Minas Gerais e continua a desempenhar um papel fundamental no treinamento de novos bombeiros militares, formando profissionais altamente capacitados e comprometidos com a segurança pública.
Em sua fala, o comandante da Academia de Bombeiros, coronel Peron Laignier, destacou a importância de renovar os votos de compromisso, altruísmo, honra e solidariedade, enfatizando que o trabalho da corporação não se limita ao presente, mas está sempre voltado para o futuro da segurança e bem-estar da sociedade.
“O memorial, erguido na ABM, é um símbolo de respeito e lembrança, e reflete o compromisso do CBMMG com a memória daqueles que perderam suas vidas nesta tragédia. O memorial também é uma forma de honrar os bombeiros, voluntários e instituições parceiras que atuaram incansavelmente nas operações de resgate e recuperação após o desastre. ”, destacou Peron.
A partir de hoje, ficou instituído pela corporação que todo o dia 25 de janeiro, às 12h28, a Academia de Bombeiros Militar formará a tropa em frente ao memorial, e no toque de silêncio, prestará sua homenagem às vítimas eternizadas na história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais