Com foco na redução da criminalidade na região do bairro Palmital, em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou a operação Saturação. A ação teve início na terça-feira (23) e terminou nessa quinta-feira (25), resultando na prisão em flagrante de três homens e na apreensão de cinco veículos.
A operação teve como finalidade prevenir crimes violentos em zona quente de criminalidade na região, bem como o tráfico de drogas. Conforme explica o delegado regional em Santa Luzia, Bruno Gonçalves Affonso, a ação foi planejada a partir de um mapeamento e análise da estatística criminal. “O que culminou no levantamento prévio de aglomerados que necessitam da criação de estratégias para o combate a crimes violentos”, destacou.
O chefe do 3º Departamento de Polícia Civil em Vespasiano, delegado Helton Cota, comemorou o resultado alcançado: “Tivemos uma atuação forte do aparato policial, transmitindo à comunidade local uma sensação de segurança. Além disso, houve efetivamente a inibição da prática de crimes na região durante as datas da operação”.
Balanço
Dois homens, de 27 e 45 anos, foram presos em flagrante pelo crime de extorsão. A dupla é conhecida por agiotagem na região e foi flagrada pelos policiais ameaçando uma mulher de 30 anos após ela ter adquirido um empréstimo financeiro e não ter conseguido quitar os juros abusivos.
Já um terceiro indivíduo, de 41 anos, foi preso em flagrante após a polícia ser acionada por uma mulher de 39 anos, vítima de estupro pelo cunhado. Além disso, diversas abordagens a veículos e pedestres foram realizadas, culminando na apreensão de três motocicletas e dois automóveis por irregularidades administrativas e réplicas de arma de fogo.
Efetivo
A operação Saturação foi coordenada pela Delegacia Regional em Santa Luzia, com participação de cem policiais civis lotados no 1º Departamento de Polícia Civil em Belo Horizonte, no 3º Departamento em Vespasiano e nos departamentos estaduais de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Operações Especiais (Deoesp), de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), de Combate ao Narcotráfico (Denarc), de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam).
Houve também empenho da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE), com o apoio operacional de equipes da Coordenação de Recursos Especiais (Core) e da Coordenação Aerotática (CAT), com apoio de uma aeronave não tripulada e uma aeronave.
Fonte e foto: PCMG