Um dos principais corredores logísticos do Paraná, operado pela concessionária EPR Litoral Pioneiro, receberá um financiamento de R$6,38 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula não discursou.
“Esse é apenas um dos 4 lotes que já leiloamos de rodovias paranaenses. Este ano faremos os dois últimos leilões do estado e com isso o Paraná vai captar o maior volume de investimentos em rodovias da sua história. R$ 60 bilhões serão investidos para melhoria da sua infraestrutura e o BNDES é fundamental neste processo”, afirmou o ministro dos Transportes.
O trecho, conhecido como Lote 2, faz parte do Novo PAC e integra o programa federal de concessão rodoviária PR Vias.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que Renan Filho deu um novo dinamismo ao setor de infraestrutura de transportes, permitindo entregas frequentes.
“O BNDES financiou 85% de todo o investimento nas estradas do Brasil, nunca antes foram liberados tantos recursos para o setor. Em 2024 aprovamos R$23 bilhões, o maior volume em 72 anos, recorde histórico”, disse.
Escoamento otimizado e pedágio mais barato
Com 604,2 quilômetros de extensão, o Lote 2 compreende trechos das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369, além de diversas rodovias estaduais.
As vias cortam 27 cidades, incluindo a capital Curitiba, e conectam a Região Metropolitana ao Porto de Paranaguá, o segundo maior do país em volume de exportações e um dos principais corredores logísticos da América Latina.
“O investimento anunciado hoje vai permitir o incremento de cerca de 66% de carga neste corredor e o tempo de viagem será reduzido em até 20% nos trechos duplicados. A eficiência está no centro deste contrato”, explicou o diretor presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga.
O leilão do Lote 2 ocorreu em setembro de 2023, adotando como critério a menor tarifa ofertada, associada a aporte em conta vinculada. A nova tarifa será cerca de 20% inferior à anterior.
O financiamento, de R$6,38 bilhões, foi estruturado no formato Project Finance Limited Recourse, modalidade que depende do fluxo de caixa do projeto para pagar a dívida, com um recurso limitado. O contrato contará com fianças bancárias que garantirão 100% dos recursos liberados até 2027. Conforme o investimento avança e a concessionária se torna operacional, as garantias poderão ser liberadas gradualmente, até permanecerem exclusivas do próprio projeto.
Fonte: Agência Gov
Foto: Marcio Ferreira/MTransp