A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais está ampliando a proibição da entrada de cigarros em todas as 171 unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário do estado (Depen-MG). Atualmente, essa medida já está em vigor em 46% dessas unidades, sendo agora estendida integralmente.
A decisão da Sejusp se baseia em dois principais eixos: saúde e segurança. No aspecto da saúde, a medida visa criar um ambiente livre de toxinas presentes nos cigarros, beneficiando tanto os fumantes passivos quanto os próprios fumantes, que serão desencorajados a fumar. Isso inclui não apenas os detentos, mas também os servidores que circulam nos ambientes fechados das unidades prisionais.
Quanto à segurança, a proibição dos cigarros contribuirá para reduzir a presença de objetos como fósforos e isqueiros, frequentemente utilizados para iniciar incêndios, representando um risco significativo de segurança dentro das unidades. Além disso, o cigarro é frequentemente utilizado como moeda de troca entre os presos, e sua ausência terá um impacto direto na redução de conflitos internos e na promoção de um ambiente mais seguro nas prisões de Minas Gerais.
Fonte e Foto: BH 24 horas