O Governo de Minas Gerais oficializou o reconhecimento da situação de emergência em Santana do Paraíso, município severamente afetado pelas intensas chuvas registradas em 12 de janeiro. Com o reconhecimento, o município de Santana do Paraíso poderá acessar recursos estaduais e federais para recuperação das áreas afetadas, bem como oferecer suporte às famílias impactadas pela calamidade.
“Quando o governador Romeu Zema esteve em Santana do Paraíso, entregamos um ofício pedindo recursos para a reconstrução do nosso município. Zema se comprometeu e, a partir de agora, esperamos a liberação desses recursos para garantir linha de crédito a comerciantes impactados, auxílio às famílias atingidas e também para as obras de recuperação, promovendo melhores condições para a população afetada e a reconstrução das áreas atingidas”, destacou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.
O Decreto Estadual nº 54, assinado pelo governador, reconhece o Decreto Municipal nº 1.500, emitido em 13 de janeiro de 2025. Conforme informações constantes no Formulário de Informações do Desastre (FIDE), o município enfrentou significativos danos humanos, materiais e ambientais, além de prejuízos econômicos que comprometeram a capacidade de resposta da administração municipal.
Liberação do FGTS
A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso aguarda o reconhecimento do Governo Federal – que deve ocorrer ainda esta semana, para solicitar à Caixa Econômica Federal a liberação do FGTS para as famílias que residem nos locais atingidos pela chuva.
Fonte e foto: Prefeitura de Santana do Paraíso