Ambiciosa, histórica, espetacular – estas são algumas das palavras usadas para descrever a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024 desde que os primeiros planos foram revelados, há três anos. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 26 de julho, a partir das 14h30 (horário de Brasília) e deverá durar mais de três horas.
Prevista para ser a primeira Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos realizada fora de um estádio, a celebração desta sexta-feira transformará a capital francesa num teatro, enquanto o tradicional desfile de atletas acontece em barcos ao longo do rio Sena, passando pelos marcos mais emblemáticos de Paris.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a Cerimônia de Abertura enquanto contamos os dias até esse evento tão aguardado.
Por que essa cerimônia é histórica?
Paris 2024 marcará pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de Verão uma Cerimônia de Abertura realizada fora de um estádio. Em vez de imagens familiares de atletas marchando ao longo de uma pista de atletismo, os convidados e espectadores serão presenteados com um colorido desfile fluvial no coração da capital francesa.
O Sena, principal via aquática da cidade, substituirá a pista tradicional. Os cais se tornarão arquibancadas para espectadores, enquanto o sol poente refletido nos famosos marcos parisienses servirá de cenário para o evento.
Este conceito outdoor também faz de Paris 2024 o evento com a maior Cerimônia de Abertura em termos de público e cobertura geográfica.
Qual é o percurso do desfile?
O percurso do desfile ao longo do Sena é uma viagem visual pela história e arquitetura parisiense.
A ponte Austerlitz, junto ao Jardin des Plantes, é o ponto de partida da frota, que continuará seguindo a oeste durante seis quilômetros ao longo do Sena, passando por pontes históricas e por marcos emblemáticos, como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre, bem como como alguns locais dos Jogos, incluindo a Esplanade des Invalides e o Grand Palais.
Agrupados nos barcos com as suas seleções nacionais, os atletas chegarão em frente ao Trocadero – a esplanada localizada em frente à Torre Eiffel – onde serão realizados os protocolos oficiais, onde a pira olímpica será acesa, e os Jogos Paris 2024 oficialmente declarados abertos.
Quantos atletas participarão?
Quase 100 barcos transportando cerca de 10.500 atletas flutuarão ao longo do Sena durante o desfile. O maior dos 206 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) representados no desfile terá barcos próprios, enquanto os menores compartilharão embarcações.
Câmeras instaladas no convés de cada uma dessas embarcações permitirão que os espectadores vejam os atletas de perto e testemunhem suas emoções.
Quais serão as atrações e apresentações principais?
Thomas Jolly, diretor de teatro e ator francês, está supervisionando as cerimônias Olímpicas e Paraolímpicas de Paris 2024 como diretor artístico.
Embora a maioria dos shows de entretenimento permaneça em segredo, com base nas dicas recebidas até o momento podemos esperar um show em grande escala com uma mistura eclética entre o tradicional e o moderno. Em janeiro, Jolly disse em entrevistas que quer mostrar as culturas contrastantes da França, da ópera ao rap, reunindo assim todas as peças que formam a identidade cultural diversificada do país.
A coreógrafa de cerimônias Maud Le Pladec prometeu que todas as pontes ao longo do percurso do desfile terão dançarinos. Ela vai liderar 400 dançarinos, entre um total de 3.000 artistas, que participarão das Cerimônias de Abertura e Encerramento de Paris 2024, todos vestidos com trajes únicos criados por Daphne Burki, apresentador de televisão francês que atua como diretor de figurino do espetáculo.
Ele lidera uma equipe de centenas de costureiras, cabeleireiros e maquiadores. O foco de Burki na sustentabilidade também significa que haverá muitas peças vintage e recicladas usadas nas cerimônias, dividindo espaço com criações mais recentes.
O que os atletas estarão vestindo?
Os artistas não serão os únicos a mostrar o seu estilo na Cerimônia de Abertura. Com uma linha de marcas de luxo desenhando os uniformes, a expectativa é de que os atletas olímpicos também brilhem.
Ralph Lauren retorna como designer de longa data da equipe dos EUA, misturando jaquetas formais com jeans para um visual descolado e totalmente americano, enquanto o ícone da moda Giorgio Armani veste os atletas italianos com conjuntos casuais em azul escuro. A anfitriã França trabalhou com a marca de luxo Berluti para criar coletes e jaquetas que combinassem com o visual geral de Paris 2024.
Outras seleções, como Canadá, Grã-Bretanha e Suécia, optaram por um visual mais atlético, todas evocando as paletas de cores de suas bandeiras nacionais.
Algumas nações foram ainda mais longe com os detalhes patrióticos. Feitos por Michel&Amazonka, os trajes mongóis já criaram burburinho nas redes sociais por seus bordados intrincados e silhuetas tradicionais.
A aparência do Brasil e da Guatemala certamente também chamará a atenção. As jaquetas jeans brasileiras da Riachuelo apresentam animais nativos do país, enquanto Jaspe Maya Moderno vestiu os atletas guatemaltecos com chapéus e bolsas folclóricas para fazer uma declaração colorida no Sena.
Como assistir à Cerimônia de Abertura?
Quase 600 mil pessoas poderão assistir pessoalmente à Cerimônia de Abertura. Fiel ao seu slogan, “Games Wide Open”, Paris 2024 tentou tornar o evento acessível ao maior número de pessoas possível, realizando-o fora do cenário tradicional do estádio.
Foram disponibilizados 222 mil ingressos gratuitos para assistir ao desfile nas margens superiores do Sena, além de 104 mil ingressos pagos no cais inferior. Isto marca a primeira Cerimônia de Abertura em que a maioria dos espectadores não pagará pela entrada – outro marco histórico de Paris 2024.
Quem estiver em Paris e não conseguir ingressos poderá assistir à Cerimônia de Abertura em 80 telões instalados por toda a cidade. Espera-se que mais 1,5 bilhões de pessoas de todo o mundo sintonizem as transmissões televisivas da Cerimônia de Abertura.
No Brasil, você pode assistir ao vivo em Olympics.com, Globo e Cazé TV.
Fonte: Olympics
Foto: Florian Hulleu / Paris 2024