Mariane Beatriz, finalista do Miss Grand Minas Gerais 2024, é um exemplo inspirador de determinação e superação. A jovem que nasceu e foi criada em Nova Contagem, desde cedo esteve imersa na cultura e costumes de sua comunidade. Sua trajetória é marcada pela dedicação aos estudos, moda, música e, atualmente, ao trabalho com políticas públicas.
Desde sua infância, ela sempre foi apaixonada pelo universo da moda. No entanto, via obstáculos que a faziam não tentar uma carreira nesta área. “Eu assistia aos desfiles e concursos de miss. Mas, devido às muitas inseguranças e desafios que enfrentei, especialmente como uma mulher negra periférica, acabei focando mais na minha faculdade de psicologia e no trabalho com políticas públicas de prevenção à criminalidade “, conta.
O primeiro concurso que Mariane participou foi o “Garota Contagem”, em 2013. Antes disso, durante a adolescência, participou de trabalhos de menor destaque, como ensaios fotográficos, videoclipes de artistas locais, e outros. “O Garota Contagem foi uma das primeiras experiências que realmente me projetaram, o que eu queria fazer para a minha vida hoje, sabe? E é um lugar, é um espaço que me remete muito a essa construção da minha carreira”, recordou.
“Significa carregar o legado e a responsabilidade de um lugar que me formou. Conheço o potencial do município e quero projetar as pessoas daqui para o mundo Mariane Beatriz, finalista do Miss Grand Minas Gerais 2024”.
Sua trajetória na moda não foi fácil e Mariane enfrentou muitos desafios. “Aprender a separar o que é do outro do que é meu foi um dos maiores desafios. Como uma mulher preta, que ao longo da vida foi atravessada por várias questões, precisei entender que a beleza da mulher preta é tão belíssima quanto qualquer outra. Isso permitiu que eu estivesse em qualquer espaço, inclusive em concursos de beleza,” explicou.
Com o passar do tempo, Mariane deu uma pausa na carreira, se dedicando mais à faculdade e às suas outras paixões. “Eu amo música, tocar instrumentos e escrever. Quando quero me desligar do mundo, deito na minha cama, coloco uma música da minha playlist e fico focada nela. Isso me acalma e me ajuda a manter o equilíbrio no dia a dia,” revelou.
Em 2024, a modelo decidiu retomar seu sonho no mundo dos concursos de beleza, participando do Miss Grand Contagem 2024. “Estou em um outro momento da minha vida e acredito que tudo acontece quando tem que acontecer. Voltei com toda a força,” refletiu.
A jovem é profundamente grata pelo apoio incondicional de sua mãe, a quem considera sua maior apoiadora. “Ela sempre esteve ao meu lado, me impulsionando mesmo nos momentos em que eu mesma não acreditava nos meus sonhos. Amigos e familiares também têm sido uma torcida incrível”, comentou.
A história de Mariane Beatriz é um exemplo de como perseverança, apoio familiar e paixão podem levar ao alcance dos sonhos. Além disso, Mariane acredita na evolução dos concursos de beleza. “Há uma tendência crescente de inclusão e representatividade. Quero estar lá para forçar esse lugar para meninas como eu. Uma miss precisa entender que carrega um símbolo e deve usar essa influência de maneira positiva,” ponderou.
Ligação com Contagem
Mariane tem um carinho especial por Contagem, cidade onde cresceu e formou suas maiores memórias. “Mesmo tendo vivido no exterior por três anos, nunca me arrependi de voltar. Contagem é um lugar muito especial para mim. Minhas memórias, minha família e amigos estão aqui,” afirmou.
Ela disse, ainda, que guarda muitas lembranças boas da época de escola. “Um dos meus lugares favoritos é a praça da Jabuticaba, porque o meu ensino fundamental e o meu ensino médio foram no Eli Horta, ali próximo, e, posteriormente, na Funec, durante o ensino médio. Eu conheci pessoas maravilhosas, os meus melhores fiz lá”, relembrou.
Determinada a trazer a coroa do Miss Minas Gerais para Contagem, Mariane também deseja usar sua visibilidade para auxiliar causas sociais. “Quero trazer visibilidade para o nosso município e auxiliar as pessoas. Meu trabalho com políticas públicas me fez ver a importância de dar luz a muitas questões sensíveis,” disse.
Para Mariane, representar Contagem vai muito além de carregar um título de beleza: “Significa carregar o legado e a responsabilidade de um lugar que me formou. Conheço o potencial do município e quero projetar as pessoas daqui para o mundo,” finalizou.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Foto: Acervo pessoal / Instagram