A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) começou a preparar os jurados para o Concurso Cachaças Mineiras 2024, o primeiro concurso de avaliação da qualidade das cachaças de alambique e aguardente de cana mineiras. Até o final de agosto, serão realizados três encontros de treinamento para padronizar e balizar a análise sensorial das cachaças, com a participação de 25 jurados selecionados por sua experiência e formação na área de bebidas alcoólicas destiladas.
O primeiro encontro foi realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, onde os jurados participaram de testes de triangulação para a diferenciação de amostras. As próximas etapas do treinamento incluirão comparação pareada e uso da planilha de avaliação, que será empregada durante o concurso.
A farmacêutica e professora da UFMG, Camila Fanti, destacou a importância do treinamento para garantir a uniformidade na avaliação: “Com este treinamento, essa turma irá avaliar os mesmos atributos, da mesma forma, com a mesma intensidade. Então a gente consegue padronizar o concurso.” A metodologia desenvolvida para o concurso conta com análises visuais, olfativas e gustativas, e é apoiada por instituições como o IMA, Ufla, UFV e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas.
Fonte e fotos: Agência Minas