A Caixa Econômica Federal deu início no dia 15 de janeiro ao calendário de aditamentos contratuais do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Novo Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. O prazo para realizar as alterações vai até o dia 31 de maio de 2025.
Cerca de 133 mil estudantes estão aptos a realizar as manutenções contratuais obrigatórias, que devem ser feitas por meio do portal SifesWeb ou do aplicativo FIES CAIXA. Entre as alterações possíveis, estão a renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição e o encerramento antecipado do contrato.
Para efetuar as alterações, os estudantes devem estar em dia com as obrigações financeiras. Vale destacar que, segundo as regras do Fies, os contratos entre os alunos e a Caixa Econômica Federal precisam ser alterados semestralmente. A renovação é iniciada pela faculdade e deve ser validada posteriormente pelo estudante.
A Caixa informou que “todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do Novo Fies em fase de utilização e que já tenham realizado os aditamentos dos semestres anteriores, ou tenham efetivado o contrato no segundo semestre de 2024, devem realizar o aditamento no primeiro semestre de 2025”.
O aditamento pode ser feito diretamente no aplicativo FIES CAIXA, disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS. No app, os estudantes podem consultar dados do contrato, emitir boletos em aberto, realizar o aditamento de renovação, solicitar a suspensão temporária e visualizar as parcelas.
Alternativamente, os serviços também estão disponíveis no site SifesWeb.
Dúvidas e orientações
Em caso de dúvidas, os estudantes devem procurar as instituições de ensino superior, que são responsáveis por orientar e validar o processo de aditamento.
O prazo para concluir as alterações contratuais se encerra no dia 31 de maio, por isso é fundamental que os estudantes cumpram o procedimento dentro do prazo estipulado para garantir a continuidade do financiamento.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil