O Ministério da Educação (MEC) iniciou, no dia 15 de janeiro, a consulta das vagas disponíveis para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Ao todo, serão ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior em todas as regiões do Brasil. Os dados ainda podem sofrer flutuações até o dia 17 de janeiro, data de abertura das inscrições, devido a ajustes no sistema.
Esta edição do Sisu já inclui as vagas para o Pé-de-Meia Licenciaturas, uma iniciativa do programa Mais Professores para o Brasil, que visa incentivar a formação de novos professores para a educação básica. Serão mais de 68 mil vagas destinadas a estudantes que optarem por cursos de licenciatura, com o apoio financeiro oferecido pelo MEC.
Os estados com o maior número de vagas disponíveis são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). Entre as instituições, destacam-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com 9.050 vagas e a Universidade Federal Fluminense (UFF) com 8.683 vagas. No setor dos Institutos Federais, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) lidera com 6.022 vagas, seguido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) com 5.675 vagas.
Além disso, o Sisu 2025 oferece 14.521 vagas em cursos tecnológicos, como Energias Renováveis, Gestão de Dados, Tecnologia da Informação, Ciência dos Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, entre outros.
Os estudantes podem consultar as oportunidades disponíveis e as ofertas de cursos diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Basta acessar a opção “Consultar ofertas de vagas” e utilizar a ferramenta de pesquisa para explorar as opções por nome do curso, instituição e localização.
Inscrições para o Sisu 2025
O período de inscrição para o Sisu será entre os dias 17 e 21 de janeiro. Podem participar os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, desde que não tenham obtido nota zero na prova de redação. A inscrição é gratuita e deve ser feita através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, seguindo as orientações e os critérios estabelecidos no Edital nº 35/2024. Não poderão participar aqueles que se declararam “treineiros” no Enem 2024, ou seja, candidatos que não concluíram o ensino médio e fizeram o exame para fins de autoavaliação.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado para reunir as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior que aderiram ao processo seletivo. A maior parte das vagas é oferecida por universidades e institutos federais, com uma ampla variedade de cursos de graduação.
Com as informações do MEC
Foto: Divulgação / MEC