O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio feito pelo governo da Costa Rica sobre a aceitação da certificação fitossanitária brasileira para a exportação de feijão comum (Phaseolus vulgaris) para aquele país. Este é um marco importante para as relações comerciais entre os dois países, abrindo novas oportunidades para o setor agrícola brasileiro.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 272 milhões em produtos agropecuários para a Costa Rica, com destaque para cereais, farinhas e preparações, o complexo soja e produtos florestais. A entrada do feijão comum no mercado costarriquenho amplia ainda mais as possibilidades de expansão das exportações brasileiras.
Com essa conquista, o Brasil alcança a quarta abertura de mercado em 2025, totalizando 304 novas oportunidades de negócios em 64 destinos desde o início de 2023. Esses resultados refletem o esforço contínuo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que trabalham de forma conjunta para expandir o acesso dos produtos brasileiros a mercados internacionais.
Essa nova abertura de mercado é vista como uma vitória para o agronegócio brasileiro e um passo importante para fortalecer a presença do país no comércio internacional.
Com as informações e foto do Ministério da Agricultura e Pecuária