O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta nesta terça-feira (14) para a cidade de Ipatinga, devido ao alto risco de novos deslizamentos de terra. O município já enfrentou severos impactos das fortes chuvas no último fim de semana.
Na madrugada de domingo (12), Ipatinga foi atingida por uma tromba d’água que causou a morte de 10 pessoas, além de danos significativos em diversas áreas da cidade. Santana do Paraíso, cidade vizinha, também registrou uma fatalidade. O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, informou que durante a madrugada ocorreram 204 mm de chuva, o que deixou o solo extremamente encharcado e propenso a deslizamentos.
Previsão de mais chuvas e riscos associados
Com a previsão de mais chuvas para a região, o Cemaden classificou o risco para novos deslizamentos como “alto” e alertou para a possibilidade de eventos hidrológicos, como inundações e alagamentos temporários. O órgão ainda ressaltou que o Rio Doce pode apresentar riscos de enchentes, com potencial para causar danos nas áreas ribeirinhas e de alta impermeabilização do solo, onde a água não tem por onde escoar adequadamente.
Riscos para a população
O Cemaden também alertou para o risco elevado de desalojamento e desabrigamento de moradores, especialmente nas áreas densamente ocupadas e mais vulneráveis. O monitoramento continua, com a possibilidade de ações emergenciais, caso o quadro de chuvas e desastres se agrave.
A situação segue sendo acompanhada pelas autoridades locais, que estão em alerta máximo para proteger a população e mitigar os impactos das chuvas.
Com as informações da Itatiaia e Cemaden
Foto: Divulgação / CBMMG