Em 10 de janeiro, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Matias Barbosa divulgou o resultado do 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O índice apresentou uma redução, caindo de 4,7% no último levantamento para 1,9%, o que é considerado um risco médio.
Embora o número seja mais baixo, o setor de Endemias alerta que o período requer atenção redobrada devido à constante presença de chuvas e ondas de calor, condições favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O índice de 1,9% ainda coloca o município em uma situação de risco, o que mantém as autoridades sanitárias em alerta. O Ministério da Saúde anunciou recentemente um plano de contingência nacional para ampliar as medidas de prevenção, reforçar a capacidade da rede assistencial e conter o avanço dos casos de arboviroses no país.
A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Luiza Helena Menezes de Souza, destacou que a Prefeitura, em conjunto com diferentes setores da sociedade, está intensificando as ações de conscientização junto à população. Como parte dessas medidas, foi realizada, na manhã do dia 10 de janeiro, a 1ª reunião do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, com o objetivo de fortalecer as estratégias de combate e prevenção.
Com as informações da Prefeitura de Matias Barbosa
Foto: Pixabay