A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) entregou oficialmente, na terça-feira (7/1), o Selo de Inovação e de Transformação Digital à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O órgão recebe o reconhecimento pelo desenvolvimento, em parceria com a companhia, do projeto Emergência MG, serviço de acionamento das Forças de Segurança do Estado pelo site www.emergencia.mg.gov.br, pelo MGApp e pelo aplicativo de mensagens Telegram, proporcionando a inclusão também para surdos e mudos.
O Emergência MG está disponível em 107 municípios, alcançando 7 milhões de mineiros.
A entrega encerra a terceira edição do Selo de Inovação e Transformação Digital, premiação simbólica que reconhece soluções desenvolvidas em conjunto pela Prodemge e órgãos de governo, caracterizadas como inovadoras e que contribuem para a transformação digital, com impacto nos serviços públicos e na vida dos mineiros.
Participaram da agenda o presidente da Prodemge, Roberto Reis; a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegada-geral Letícia Gamboge; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Carlos Frederico Otoni; a subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Daniela Lopes Rocha, além das equipes técnicas envolvidas.
Inclusão digital
“Estamos orgulhosos em realizar mais essa entrega simbólica, que reconhece a importância do trabalho de vocês, que levam tecnologia para facilitar a vida do cidadão. Este projeto de transformação digital envolveu as Forças de Segurança e outras instituições para levar melhorias aos serviços públicos estaduais “, destacou Roberto Reis.
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Luiza Barreto reforçou que o Selo de Inovação e Transformação Digital concedido ao Emergência MG é o reconhecimento de um trabalho liderado pela Sejusp e feito a muitas mãos, em conjunto, com integração.
“O Governo de Minas preza pela transformação digital. Em 2019, 48% dos serviços públicos tinham alguma etapa digital. Fechamos 2024 com mais de 81%. Essas ações têm como principal foco ampliar o acesso e promover melhorias nos serviços para o cidadão, para 21 milhões de mineiros”, disse.
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco citou o contexto da era digital para reforçar que a tecnologia está cada vez mais presente na organização social.
Nesse sentido, agradeceu a todo o time das Forças de Segurança, Prodemge e demais envolvidos por incentivar e buscar alternativas pelo projeto inovador. “Nada é feito por uma pessoa só. Agradeço, em nome do Governo de Minas, a todos vocês”, declarou.
Roberto Reis finalizou a cerimônia com agradecimentos à Seplag e Sejusp, citando outros projetos que já receberam o selo, como o da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Ele também mencionou a Base Integrada de Segurança Pública (Bisp), primeira solução data lake desenvolvida pelo Estado, para reforçar a importância do uso de dados na melhoria dos serviços públicos. “Anotem, haverá muitas novidades neste sentido, também com uso de Inteligência Artificial (IA), nos próximos anos”, concluiu.
Clique aqui e conheça as seis soluções reconhecidas na terceira edição do Selo de Inovação e Transformação Digital da Prodemge.
Fonte e foto: Agência Minas