O Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE) terá quatro representantes nos Jogos de Paris. Ana Caroline da Silva vai competir no arremesso de peso nos Jogos Olímpicos, e Izabela Campos, Arthur Xavier Ribeiro e Ana Carolina Silva de Moura vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos. Izabela vai competir no lançamento de disco, e Arthur, na natação. Ana Carolina vai lutar na prova de taekwondo.
Os Jogos Olímpicos, que serão abertos oficialmente nesta sexta-feira (26) terão competições até 11 agosto. Os Jogos Paralímpicos, também na capital francesa, serão realizados de 28 de agosto a 8 de setembro.
Izabela Campos conta que o CTE elevou o nível de seus treinos. A atleta, que disputará sua quarta paralimpíada consecutiva – ela é pessoa com deficiência visual e esteve em Londres, Rio e Tóquio – utiliza a infraestrutura da UFMG desde o fim de 2014. “Costumo dizer que o CTE foi um divisor de águas, pois onde eu treinava antes não oferecia nem 10% da infraestrutura que tenho hoje. Além do treino técnico, o Centro disponibiliza toda a infraestrutura para os exercícios de força, além do apoio de fisioterapia e psicologia”, conta.
A primeira medalha da carreira de Izabela foi conquistada em 2013, o bronze no mundial de Lyon, na França. Dois anos depois, no mundial de Toronto, ela conquistou seu primeiro ouro. A primeira medalha paralímpica de Izabela foi o bronze conquistado no Rio, em 2016. “Estar nos jogos olímpicos ou paralímpicos é uma alavanca de incentivo para todos os atletas, é o lugar máximo onde podemos chegar. Sou muito grata por estar na minha quarta edição e grata ao CTE por ter me possibilitado uma preparação de qualidade”, afirmou à reportagem já de Paris onde realiza os últimos treinos antes do início das provas.
Treinamento de alto nível
O CTE é um órgão complementar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Foi construído em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ), e selecionado como um dos centros de treinamento oficiais para delegações estrangeiras para as Olimpíadas do Rio, em 2016.
Considerado referência nacional na detecção, desenvolvimento e aprimoramento de talentos esportivos, o CTE ajuda na disseminação de métodos de treinamento e geração de conhecimento científico multidisciplinar nas ciências do esporte. Por meio de projetos que contemplam atletas de alto rendimento, além crianças e adolescentes, incluindo aqueles em condição de vulnerabilidade social, o CTE associa o esporte à educação e à cidadania, cumprindo o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão.
Os atletas do CTE contam com uma pista de atletismo de oito raias certificada internacionalmente. A piscina, também com oito raias, é aquecida e tem sistema de borda infinita, sendo considerada uma das melhores da América Latina. Além disso, o Centro tem seis vestiários, quatro saunas, três banheiras de hidromassagem, dois tanques de crioimersão, sala de fisioterapia, sala de treinamento de força e almoxarifado esportivo, laboratórios, consultórios e salas administrativas.
Fonte: UFMG
Fotos: Arquivo Pessoal