O Governo de Minas Gerais publicou, no dia 8 de janeiro, no Diário Oficial do Estado, o calendário de feriados e pontos facultativos para o ano de 2025 nas repartições públicas estaduais. O comunicado foi assinado pelo secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares.
Segundo o documento, em 2025, os servidores estaduais terão 12 pontos facultativos. Entre esses, estão os dias 3 e 4 de março, quando ocorre o Carnaval, e o dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas. Além disso, o Dia do Servidor Público será celebrado em 27 de outubro. Ao todo, o ano terá 11 feriados, sendo nove de âmbito nacional e dois municipais.
Os feriados municipais especificados no comunicado incluem o dia 15 de agosto, em que se comemora a Assunção de Nossa Senhora, celebrado em Belo Horizonte e em algumas cidades do estado, e o dia 8 de dezembro, data dedicada à consagração à Imaculada Conceição, também observada na capital e em outros municípios mineiros.
A publicação também esclarece que determinados serviços serão excepcionados, principalmente aqueles relacionados à saúde e segurança pública. Ficam ressalvados os serviços de natureza médico-hospitalar, dentro da Secretaria de Estado de Saúde, os serviços de urgência e emergência do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais, além de atividades relacionadas ao fornecimento de hemocomponentes e à coleta de sangue, realizadas pela Fundação Hemominas e pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Fundação Ezequiel Dias).
Além disso, os serviços de segurança pública, as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, e as atividades essenciais da Fundação TV Minas Cultural e Educativa, bem como dos Museus do estado, também terão sua continuidade a critério das autoridades competentes, considerando sua imprescindibilidade.
Com as informações da Agência Minas
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG