O Governo de Minas, em parceria com instituições de Justiça comprometidas com o Acordo de Reparação de Brumadinho e a Prefeitura de Abaeté, deu início às obras de pavimentação da LMG-762, importante rodovia que ligará Abaeté a Porto São Vicente, às margens da Represa de Três Marias. Com um investimento de R$ 84,3 milhões e extensão de 37 quilômetros, a obra atende a uma antiga demanda da população local, conectando o município a diversas comunidades e facilitando o acesso a cidades vizinhas como Morada Nova de Minas e Pompéu.
A pavimentação da LMG-762 foi escolhida como prioritária pela população de Abaeté em uma Consulta Popular realizada em 2021, com expressiva participação e apoio maciço (92%). Camila Neves, secretária de Estado de Planejamento e Gestão, enfatizou que a iniciativa não apenas atende a um clamor histórico da região, mas também promove o desenvolvimento econômico e turístico. A estrada beneficiará setores como agropecuária, piscicultura e turismo, especialmente em Porto São Vicente, conhecido por suas atividades turísticas de pesca.
As obras são parte de um conjunto de seis projetos rodoviários na bacia do Paraopeba, todos priorizados pela comunidade afetada e estimados em R$ 464,9 milhões. Com o início dos trabalhos na LMG-762, o governo reafirma seu compromisso em transformar os impactos da tragédia de Brumadinho em iniciativas positivas e duradouras para as regiões atingidas.
Este formato destaca os aspectos principais das obras e o impacto positivo esperado para a região, ressaltando a participação da comunidade na escolha do projeto através da Consulta Popular.
Fonte e fotos: Agência de Minas.