Materiais apreendidos por meio de ações fiscalizatórias feitas por equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Unidade Regional de Fiscalização Central, foram destruídos no fim de junho. Ao todo, mais de 1.500 materiais como redes e tarrafas de pesca foram incinerados.
A medida foi tomada devido ao grande potencial de predação dos itens, especialmente ao ambiente aquático, dos materiais advindos de atividade ilícita. Desta forma, a ação garante que varas, iscas e armadilhas, por exemplo, não voltem a ser utilizados irregularmente, garantindo maior controle ambiental.
Vale ressaltar que os materiais só foram destruídos após os autos de infração atrelados a eles transitarem em julgado e decretado o perdimento de bens.
“Ações como esta são de suma importância para a gestão e organização da unidade, mas também para alertar a sociedade quanto ao uso irregular de apetrechos que causam danos ambientais”, afirmou a chefe da Unidade Regional de Fiscalização Central Metropolitana, Ana Carolina Silva.
Transparência
O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades.
A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio deste link: (http://www.meioambiente.mg.gov.br/-denuncia-ambiental-solicitar-fiscalizacao-ambiental), que traz mais informações sobre o assunto.
Fonte e foto: Sisema