A partir de agora, os municípios de Barbacena, Entre Rios de Minas e Ibertioga são oficialmente reconhecidos como parte da região produtora de Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes. A inclusão dos novos municípios foi formalizada por uma portaria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com base em um estudo técnico elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Este estudo detalha a história, cultura, produção e meio ambiente da região, evidenciando a similaridade entre os queijos produzidos nesses municípios e na região do Campo das Vertentes.
Em Barbacena, a conexão com a produção de queijo é profunda, como demonstram documentos históricos, incluindo livros de anotações de produtores datados de 1852. O estudo envolveu entrevistas, reuniões e oficinas para garantir a participação ativa da comunidade local no processo. A tradição da produção de queijo na região, que mantém métodos de preparo desde a ordenha até a maturação, foi destacada como um aspecto essencial para a inclusão.
Álvaro Andrade, produtor da Queijaria Brumano, de Entre Rios de Minas, destaca a riqueza cultural da região na produção de Queijo Minas Artesanal, ressaltando que a tradição tem sido preservada através de gerações. Com essa nova classificação, a região do Campo das Vertentes se fortalece ainda mais como um importante polo de queijo artesanal.
Fonte e fotos: Agência Minas.