O Conselho de Ética do Senado Federal decidiu, em sua reunião de 09/07, admitir sete petições que solicitaram a abertura de procedimento disciplinar contra alguns de seus membros, incluindo os senadores Flávio Bolsonaro, Kajuru, Marcos Doval, Randolfe Rodrigues e Styvenson Valentim. Sob a presidência do senador Jayme Campos, as sete petições foram consolidadas em duas representações e cinco denúncias.
A próxima etapa envolve a notificação dos senadores acusados pela presidência do conselho, que terão direito à defesa prévia. Além disso, cada representação ou denúncia terá um relator designado após sorteio entre os membros do colegiado. Durante a reunião, outras 7 petições e 4 denúncias foram rejeitadas, marcando o início de um processo de análise rigorosa das condutas dos parlamentares.
Os procedimentos têm como objetivo investigar e avaliar condutas que possam violar o código de ética e decoro parlamentar, refletindo o compromisso do Conselho de Ética em garantir a integridade e a transparência no exercício das funções legislativas. A decisão destaca a seriedade do órgão na condução de processos disciplinares que envolvem membros do Senado Federal.
Fonte e fotos: Agência Senado.