O Ministério dos Transportes publicou no 24 de dezembro uma portaria de emergência para garantir a reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Maranhão e Tocantins. A medida visa restabelecer o fluxo entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), após o desabamento da ponte ocorrido no dia 22 deste mês.
Com a portaria, o governo federal torna mais ágil o processo administrativo para a contratação da empresa responsável pela execução das obras. A previsão é que a nova ponte seja entregue à população em até 12 meses, com um investimento estimado em mais de R$ 100 milhões. Além da reconstrução da estrutura, a empresa contratada será responsável por avaliar a necessidade de novas intervenções na região.
O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, localizada na BR 226, interrompeu o importante acesso entre os estados do Maranhão e Tocantins. Desde o ocorrido, equipes do Ministério dos Transportes têm trabalhado em regime de prontidão para apurar as causas do colapso da ponte, além de prestar assistência às vítimas e seus familiares. O governo federal tem se empenhado para minimizar os impactos do acidente e agilizar a solução para o tráfego de veículos na região.
Ainda nesta terça-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a abertura de uma sindicância para apurar as causas do desabamento da ponte e responsabilizar eventuais envolvidos. A sindicância será coordenada por uma comissão especial, que realizará a primeira reunião já na próxima quinta-feira (26), com o objetivo de iniciar a coleta de documentos e informações para as apurações.
O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, informou que a comissão também contará com a participação de órgãos externos ao DNIT, garantindo uma apuração imparcial e abrangente. “Esta sindicância foi instaurada hoje pela diretoria colegiada do DNIT e já começa seus trabalhos na próxima quinta-feira, quando toda a comissão vai se deslocar para o local do desabamento e começará a fazer a coleta dos documentos necessários para as apurações”, explicou Galvão.
Com o decreto de emergência e a previsão de entrega da nova ponte em até 12 meses, o governo federal reafirma seu compromisso com a segurança e a infraestrutura no Brasil. A reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek será fundamental para garantir a mobilidade entre os estados do Maranhão e Tocantins, essenciais para o escoamento de produtos, transporte de pessoas e o fortalecimento da integração regional.
Com as informações da Agência Gov / Via MTR
Foto: Felipe Brasil